Cinco membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) figuraram na lista global “Highly Cited Researchers 2019”, do Web of Science Group, companhia da Clarivate Analytics. O documento identificou cientistas que produziram vários artigos classificados no top 1% por citações para seu campo e ano de publicação, demonstrando influência significativa da pesquisa entre seus pares.

Lançada em 19 de novembro, a lista traz os nomes dos Acadêmicos Paulo Artaxo (Universidade de São Paulo – USP), Carlos Augusto Monteiro (USP), Cesar Victora (Universidade Federal de Pelotas – UFPel), Flavio Kapczinski (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e José Marengo (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – Inpe).

Outros dez pesquisadores brasileiros foram citados: Andre Russowsky Brunoni, Renata Bertazzi Levy e Houtan Noushmehr, da USP; Adriano Gomes Cruz, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ); Alvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia; Henriette de Azeredo e Renata Valeriano Tonon, da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa); Mauro Galetti, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); Miriam Hubinger, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Roldan Muradian, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A lista é composta por 6.216 pesquisadores citados em vários campos de quase 60 países. Os Estados Unidos abrigam o maior número, com 2.737 autores, representando 44% dos pesquisadores da lista. A Universidade de Harvard, lar de 203 pesquisadores, é a instituição com a maior concentração de pesquisadores altamente citados do mundo.

Foram citados ainda 23 ganhadores do Nobel, incluindo três anunciados este ano: Gregg L. Semenza, da Universidade Johns Hopkins (Fisiologia ou Medicina), John B. Goodenough, da Universidade do Texas em Austin (Química), e Esther Duflo, do Instituto de Massachusetts de Tecnologia (Economia).

Confira o relatório completo em: https://recognition.webofsciencegroup.com/awards/highly-cited/2019/