Em decorrência do documento sobre “Air Pollution and Health”, produzido pelas Academias da África do Sul, Alemanha, Brasil e EUA, as Academias que elaboraram o documento foram convidadas a enviar dois representantes para uma reunião da Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa, onde serão celebrados os 40 anos da  Convention on Long-range Transboundary Air Pollution”.

Essa reunião será realizada em Genebra, em 11 e 12 de dezembro. O Acadêmico Paulo Saldiva, que coordenou junto com o também Acadêmico Paulo Artaxo o grupo brasileiro que participou da redação do documento das Academias, foi escolhido para ser um dos representantes.

O programa ainda é provisório.

Saldiva é médico, formado pela Universidade de São Paulo, onde doutorou-se tornou-se Livre-Docente. É professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Suas pesquisas são voltadas para anatomia patológica, fisiopatologia pulmonar, doenças respiratórias e saúde ambiental, ecologia aplicada, cidades e saúde humana, humanidades e antropologia médica. Desde 2016, dirige o Instituto de Estudos Avançados da USP.

Dentro em breve a ABC estará lançando um documento sobre esse tema.