O professor Jorge Almeida Guimarães [membro titular da ABC], diretor-presidente da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) acaba de ser eleito como uma das 100 personalidades mais influentes da área de Energia na categoria Pesquisa, Tecnologia e Inovação. A premiação, organizada pelo Grupo Mídia, ocorrerá no dia 10 de dezembro, em São Paulo.

A EMBRAPII, organização social presidida por Guimarães, apoia mais de 800 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com foco nas demandas industriais utilizando recursos não reembolsáveis em um modelo único que atua com agilidade, flexibilidade e burocracia praticamente zero. Destes, cerca de 100 projetos são da área de Energia beneficiando quase 100 empresas do setor, num total de mais de R$260 milhões em investimentos.

“Receber este prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo de uma trajetória profissional e, especialmente um retorno positivo à atuação da EMBRAPII”, aponta Guimarães. “Esperamos continuar contribuindo para a inovação no país e o segmento energético desponta como dos mais promissores para nossa atuação.  Investir em tecnologias mais seguras e sustentáveis para explorar os recursos naturais do país se apresenta como caminho à retomada do crescimento econômico em consonância com as demandas internacionais de sustentabilidade.”

O Prêmio 100 Mais Influentes da Energia surgiu em 2016 com o objetivo de homenagear os mais destacados e influentes líderes no setor de Energia do país. São escolhidos pelo comprometimento para colocar a energia brasileira como importante agente no desenvolvimento do país. A cerimônia de premiação reunirá executivos de empresas e instituições de energia, profissionais de segmentos como infraestrutura, finanças, prestação de serviços, logística e consultoria, pesquisadores, além de autoridades públicas. A eleição se deu por votação aberta ao público, através do site www.fullenergy.net, bem como pelo setor de pesquisa do Grupo Mídia, que fez uma análise de dados e informações de mercado para chegar aos nomes dos escolhidos.

Perfil

Jorge Almeida Guimarães possui extensa experiência na área de inovação, tem Doutorado em Bioquímica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e Pós-Doutorado no National Institutes of Health, EUA. Atuou como professor na UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP, UNICAMP, UFF e UFRJ. É professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Titular da Academia Brasileira de Ciências e Pesquisador Sênior do CNPq. Entre 2004 e 2015, foi Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).