Entre os dias 21 e 27 de outubro, a Academia Brasileira de Ciências esteve presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Em parceria com secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil de todo o país. O tema da SNCT 2019 foi Bioeconomia, Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável.

A ABC montou um estande no evento em Brasília, que foi realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O estande da ABC apresentou os vídeos do projeto da ABC “Ciência Gera Desenvolvimento”, capitaneado pela diretora Márcia Barbosa,  agora com apoio do Instituto D’or de Pesquisa e Ensino (IDOR).

Criado em 2017, o projeto envolve a criação e veiculação de uma série de vídeos curtos, dinâmicos e cheios de informação que mostram, com exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios palpáveis para todo um país. Seu maior objetivo é, acima de tudo, conscientizar a população em geral sobre o valor que o retorno ao investimento em produção científica pode dar a um país, beneficiando toda a sociedade.

Milhares de pessoas pararam para assistir os vídeos de animação whiteboard, dentre as quais crianças instigadas pela linguagem acessível e pelo visual atraente da animação, adultos interessados em conhecer o trabalho da Academia, cientistas em busca de aproximação.

Além das crianças, os mais interessados foram os professores, diretores e funcionários de escolas e universidades, que levaram consigo os vídeos em pendrives distribuídos no estande para exibir em suas respectivas comunidades. 

Outras publicações da ABC, num total de mais de 400 livros, foram distribuídos para interessados – principalmente professores, de todos os segmentos da educação. Mais de 200 cadastros para receber semanalmente as Notícias da ABC foram realizados.

Durante a Semana, o ministro Marcos Pontes, da pasta de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, recebeu do Acadêmico Elibio Rech o livro comemorativo do centenário da ABC, comemorado em 2016, intitulado “Ciência no Brasil: 100 Anos da Academia Brasileira de Ciências“.

Em tempos como os atuais, onde as mídias sociais estão sendo utilizadas para a propagação de notícias falsas que fortalecem os movimentos negacionistas, a ciência precisa utilizar as mídias a seu favor. Os vídeos do projeto “Ciência gera Desenvolvimento”, com muito conteúdo em apenas 2 minutos, podem ser compartilhados por meio de Facebook, Whatsapp, Instagram e podem dar a visibilidade à ciência feita no Brasil. Este é um movimento de grande importância no cenário atual. 

Após a SNCT, o acesso aos vídeos do projeto da ABC teve quase 30% de aumento, o que mostra que vale a pena apostar em formatos dinâmicos para ampliar a visibilidade da ciência e das instituições científicas brasileiras.

Em 2020, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá como tema “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A ABC pretende estar presente, com mais vídeos e outros materiais para compartilhar.

Ciência gera desenvolvimento: compartilhe esta ideia! 

Conheça o trabalho da engenheira agrônoma Johanna Döbereiner, cujas pesquisas sobre bactérias fixadoras de nitrogênio foram cruciais para que o Brasil se tornasse o segundo maior produtor de soja em âmbito mundial. Saiba mais aqui!

Iniciativas em gestão de ciência e tecnologia e invenções na área da química fizeram do Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva um grande ator na  independência financeira do país. Ele foi o primeiro presidente tanto da Academia Brasileira de Ciências (ABC), como do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Saiba mais aqui!

O médico Marcos Luiz dos Mares Guia criou uma técnica de desenvolvimento da insulina humana e fez do Brasil o líder dessa produção. Antes, a insulina usada no tratamento de diabetes era tirada de bois e porcos. Saiba mais aqui!