Kumar Murty (Instituto Fields), Melanie Woodin (Universidade de Toronto), Andrei Okounkov (IMU, Medalha Fields 2006), Vivek Goel (Universidade de Toronto), Alejandro Adem (Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá), Artur Avila (IMPA) e Marcelo Viana (IMPA)

O pesquisador extraordinário do IMPA e ganhador da medalha Fields em 2014, Artur Avila [membro titular da ABC], é o homenageado da edição 2019 do Fields Medal Symposium (FMS), em Toronto, Canadá. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana [membro titular da ABC], fez a apresentação de Avila e de seu trabalho no dia 4 de novembro, na abertura do evento, diante de 400 pessoas.

Ao apresentar “Renormalização – O trabalho de Artur Avila”, Viana reforçou a importância de se propagar o trabalho do “notável matemático, capaz de aproximar a resolução dos mais difíceis problemas”. “É um privilégio para mim poder participar no simpósio do Instituto Fields, apresentando o trabalho do Artur para o público de Toronto. Esta iniciativa do Instituto Fields faculta à sociedade local conhecer em primeira mão o trabalho dos melhores matemáticos, e é um modelo em que podemos e devemos nos inspirar no Brasil”, afirmou o diretor-geral do IMPA.

Na sequência, Artur Avila conduziu a cerimônia com a apresentação “Lidando com o caos”. Também pesquisador da Universidade de Zurique (Suíça), o matemático especialista em sistemas dinâmicos convidou a plateia a refletir sobre as transformações do campo nos últimos anos e sobre como o tema se relaciona à vida cotidiana. Por tradição, a abertura do Fields Medal Symposium é uma palestra de divulgação, aberta, com o objetivo de atrair o público em geral para aprender, interagir e se inspirar com os astros da Matemática.

A cerimônia de abertura do FMS teve a presença da embaixadora Ana Lélia Benincá Beltrame, cônsul-geral do Brasil em Toronto, o presidente do Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia do Canadá, Alejandro Adem e com o vice-presidente de Pesquisa, Inovação e Iniciativas Estratégicas da Universidade de Toronto, Vivek Goel.