Dedicado a entender e a discutir a prevenção da violência e da radicalização de conflitos que ameaçam a sociedade mundialmente, o 8º Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação será realizado na capital paulista nos dias 30 e 31 de outubro, com organização do DWIH São Paulo e da Fapesp. Inscrições abertas!

Não é de hoje que a humanidade vive em desorganização tanto política quanto social, gerando situações conflituosas e radicais. De maneira geral, pode-se dizer que no mundo inteiro, a violência e a radicalização estão deixando suas marcas com efeitos preocupantes para a evolução e o progresso da sociedade. Segundo dados oficiais do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde (SIM/MS), publicados pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) no Atlas da Violência 2019, só no Brasil, em 2017, houve 65.602 homicídios, o que equivale a uma taxa de aproximadamente 31,6 mortes para cada 100 mil habitantes. Trata-se do maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país. No caminho da desorganização humana, as tecnologias digitais, por meio das mídias sociais, também acabam impulsionando e potencializando o ódio e os conflitos na sociedade.

Nesse contexto, a 8ª edição do Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, com organização do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH São Paulo) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), abordará como tema central “Radicalization and Violence: Perspectives and Prevention Approaches”.

Dedicado a entender e a discutir a prevenção da violência e da radicalização de conflitos que ameaçam a sociedade em todo o mundo, o evento, que sempre conta com a participação de palestrantes renomados da Alemanha e do Brasil, tem como objetivo discutir pesquisas recentes e abordar áreas de interesse mútuo, além de ser uma oportunidade de levar importantes temáticas a um alto nível, envolvendo a comunidade científica, tomadores de decisão, representantes de empresas e de governo de ambos os países.

A abertura do Diálogo 2019 contará com a presença de Marco Antonio Zago, presidente da Fapesp, de Jochen Hellmann, diretor designado do DWIH São Paulo e do escritório regional do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) no Rio de Janeiro, e de Axel Zeidler, cônsul geral da Alemanha em São Paulo. Para dar início aos debates, os keynote speakers Julian Junk, da Peace Research Institute Frankfurt (HSFK), e Alba Zaluar, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), serão apresentados por Stefan Kroll, também da HSFK. Junk trará insights sobre a radicalização e a violência na Alemanha e na Europa. Zaluar, por sua vez, focará na problemática dos círculos viciosos em segurança pública e o aumento da criminalidade no Brasil.

O programa continuará nos dois dias com os painéis: “Understanding Radicalizations of Conflicts and Violence: Forms, Actors and Spaces” e “Strategies for Prevention and Deradicalization of Violence: Governance, Education and Culture”. O primeiro abordará a compreensão de movimentos de violência e conflitos radicais, tanto em suas diversas formas e espaços, como também por seus principais influenciadores. Já o segundo apresentará exemplos de estratégias para a prevenção da violência por meio de ações que envolvam a governança, base educacional e iniciativas culturais. Sergio Adorno e Vitor Blota, ambos do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, serão os responsáveis, respectivamente, pela moderação de cada painel.

A programação termina no segundo dia com dois keynote speakers finais, também apresentados por Stefan Kroll. Thomas Fischer, da Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt (KU), e Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo (USP), abordarão, respectivamente, a prevenção da violência e da radicalização de conflitos na Alemanha, além da história e momento atual da violência e autoritarismo no Brasil.

Ao fim dos dois dias de evento, haverá rápidas seções de pergunta e resposta com representantes de agências de fomento. No dia 30, representantes do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e da Fapesp falarão sobre programas de apoio à cooperação científica. No dia 31, as mesmas agências, além da Fundação Alexander von Humboldt, informarão sobre bolsas individuais.

O Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação conta com a parceria do DAAD, Ministério das Relações Externas da Alemanha, USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista). O evento tem apoio da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Fundação Konrad Adenauer, Fundação Heinrich Böll Rio de Janeiro, Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), Goethe Institut e Mecila (Maria Sibylla Merian International Centre for Advanced Studies in the Humanities and Social Sciences Conviviality-Inequality in Latin America).

Tenha acesso a programação completa aqui!