Foto: Diogo Vasconcellos/Coordcom-UFRJ

No próximo dia 2 de outubro, às 18h, o Arquivo Nacional, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizará a cerimônia de abertura da exposição itinerante “Os Primeiros Brasileiros”. Será a primeira vez que a exposição, integralmente composta por peças do acervo do Museu Nacional, será remontada após o trágico incêndio de setembro de 2018, que atingiu a sede da instituição vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A inauguração contará com a presença da diretora-geral do Arquivo Nacional, Neide De Sordi, do diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, e do curador da exposição, João Pacheco de Oliveira.

A maior parte do acervo de “Os Primeiros Brasileiros” traz registros sobre os povos da região nordeste e retrata a colonização, as narrativas indígenas e os desafios atuais. As imagens e documentos que serão expostos irão proporcionar ao público uma viagem pela história dos povos indígenas do Brasil.

A exposição reúne as únicas peças da coleção do acervo antropológico do Museu Nacional que sobreviveram ao incêndio ocorrido em setembro de 2018. Na ocasião, a exposição estava em cartaz no Distrito Federal. Como instituição parceira do Museu Nacional, o Arquivo Nacional está atuando em uma série de ações que envolve, além da exposição “Os Primeiros Brasileiros”, a guarda de acervo, doação de mobiliário e auxílio técnico para a instituição.

A partir do dia 3 de outubro, a exposição estará aberta ao público das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, com entrada franca. As peças ocuparão o Salão de Exposições (1º andar) e o Salão Nobre (2º andar) do prédio principal da sede do AN, localizado na Praça da República, 173 – Centro do Rio de Janeiro.