Eduardo Krieger, que foi vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências durante os anos de 1991 e 1993, e presidente entre 1993 e 2004, recebe o prêmio internacional WHL Detlev Ganten Excellence Award in Hypertension and Global Health Implementation, concedido pelo 2019 Awards Committee of the World Hypertension League, e terá um artigo de sua autoria publicado no Journal of Clinical Hypertension, periódico oficial da World Hypertension League.

Eduardo Moacyr Krieger se graduou em medicina em 1953 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em 1959, concluiu o doutorado em fisiologia cardiovascular pela Universidade de São Paulo (USP). Krieger ficou conhecido no mundo acadêmico por seus estudos sobre adaptação dos pressorreceptores na hipertensão e na hipotensão, recebendo diversos prêmios e reconhecimento em sua área de atuação.

Além de ter presidido a ABC durante 11 anos, ele também possui associações com a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), a Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis), a Associação Brasileira de Divulgação Científica (ABRADIC), a Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), a Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês) e com a Academia Nacional de Medicina (ANM). Sobre seu trabalho, o Acadêmico afirma: “O esforço que tenho feito hoje é o de entender a medicina com foco na prevenção. E a prevenção é educação.”