Já lecionando em escolas, foi no meio da licenciatura em física na Universidade Federal do Ceará (UFC) que Bartolomeu Cruz Viana Neto descobriu sua paixão pela física experimental. Hoje, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o novo afiliado da Regional Nordeste e Espírito Santo da ABC para o período de 2019 a 2023, exerce sua vocação desvendando as propriedades dos nanomateriais.

Embora nascido em Fortaleza, no Ceará, Bartolomeu cresceu e viveu até seus 20 anos em Recife, Pernambuco. Interessado em física e matemática desde os tempos da escola, no vestibular optou pela licenciatura em física na UFC.

Durante o curso, ele lembra que foi “seduzido” pela pesquisa acadêmica enquanto fazia algumas disciplinas com a turma do bacharelado. No 5º período, então, começou a procurar professores e laboratórios para ingressar na iniciação científica. Quando encontrou os professores Antonio Gomes de Souza Filho e Josué Mendes trabalhando com os nanomateriais, não teve dúvida de que era ali que iniciaria sua carreira como pesquisador.

Após essa experiência, Bartolomeu decidiu cursar também o bacharelado, e se formou em 2004, um ano após a conclusão da licenciatura. Nesse mesmo ano, ingressou no mestrado em física, também na UFC, sob a orientação do professor Antonio Gomes.

Em 2006, concluiu o mestrado e já começou o doutorado na mesma área e universidade, sob a orientação do professor Josué Mendes. No doutorado,  passou também um período sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sendo orientado pelo Acadêmico Oswaldo Alves.

“Os três professores foram muito importantes para a minha formação científica, contribuindo de forma efetiva para a maneira como penso a ciência hoje em dia”, declarou.

Entre 2013 e 2014, o afiliado da ABC realizou ainda um estágio de pós-doutorado na Pennsylvania State University, nos Estados Unidos.

Atualmente, o Acadêmico é professor do Departamento de Física e coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI. Como pesquisador na área da nanotecnologia, tem investigado propriedades interessantes e inéditas de materiais produzidos ou não em laboratório.

Ele explica que esses nanomateriais têm aplicações diversas, seja em chips de equipamentos eletrônicos mais rápidos e com maior capacidade, ecomateriais com capacidade de eliminar poluentes e degradá-los, ou biomateriais com aplicações médicas, bactericidas e com boas propriedades de crescimento de células.

Utilizando técnicas da física, Bartolomeu auxilia ainda a paleontologia, trabalhando na identificação de fósseis encontrados no Brasil.

Como novo membro afiliado da ABC, ele afirma que pretende realizar atividades que promovam a ciência “como ferramenta para a mudança social nos jovens”. Atuante em uma região que, segundo o cientista, “ainda é tão carente de esforços para o desenvolvimento da ciência”, Bartolomeu Cruz Viana Neto quer fazer muito mais pelo país.