A Escola Paulista de Medicina (EPM) – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) consolida parceria através de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Doutorado Interinstitucional (Dinter), com a Fundação Altino Ventura (FAV), em Recife-PE. A cerimônia de lançamento acontecerá no dia 23 de agosto, das 8h às 14h, no Auditório do CER IV “Menina dos Olhos” da FAV.

O programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  O objetivo do Dinter é qualificar recursos humanos, formar mestres e doutores na Instituição Receptora, para atuar em docência e/ou pesquisa e principalmente, incentivar a formação de novos centros de pesquisa e a criação de novos cursos de pós-graduação Stricto Sensu, assim como, auxiliar no fortalecimento de grupos de pesquisa e promover a cooperação entre instituições de ensino e pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, teve a sua criação em 1980, e é caracterizado pela procura constante de desenvolvimento, proporcionando a formação pós-graduada de alto nível em Mestrado e Doutorado. Em quase 40 anos de existência desse Programa, formaram-se cerca de 600 Mestres, Doutores e Pós-doutores. Esse Programa teve conceito 07 nas duas ultimas trienais e seis na última quadrienal, sendo considerado o Programa de Excelência (PROEX) pela CAPES, na área Área Medicina III, o equivalente aos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa. O Programa de Pós-Graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais da UNIFESP tem na atualidade 24 docentes permanentes, 78 alunos, vários laboratórios próprios de pesquisa) strico sensu.

A dimensão da FAV como centro de ensino, pesquisa e extensão reconhecido, reflete num imenso legado deixado a sociedade, desde a sua fundação em 1986. A instituição já capacitou através de seus Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Oftalmologia 572 oftalmologistas do Brasil, América Latina e Angola. A sólida atuação da FAV, na comunidade cientifica, contando com apoios e cooperações nacional e internacional, e suas contribuições originais têm recebido reconhecimentos, e os mais altos prêmios conferidos pela Comunidade Científica.

Segundo Prof. Dr. Rubens Belfort Junior, membro da Academia Nacional de Medicina e Academia Brasileira de Ciências, “A implantação do Dinter é resultado de um esforço e apoio das direções de cada Campus. Vamos apoiar e desenvolver esse Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Recife para logo se tornar independente e grande centro formador de recursos humanos e de pesquisa acadêmica na região do nordeste”.

Para o presidente da Fundação Altino Ventura, Prof. Dr. Marcelo Ventura, “Este é um momento de grande celebração, uma oportunidade que temos de trazer para o norte e nordeste este curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Oftalmologia e Ciências visuais, que sem dúvida será um grande diferencial para as próximas gerações”.