Membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o físico canadense Don Towsley concederá a palestra de título “A Futura Internet Quântica: Desafios de pesquisa” no dia 21 de agosto, quarta-feira, às 11h, na sala G-122 da Coppe/UFRJ.

Towsley é formado em física e doutor em ciências da computação na Universidade do Texas,  e possui cátedra pessoal na Universidade de Massachusets desde 1998. O Acadêmico já recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio IEEE Koji Kobayashi de 2007 e o INFOCOM Achievement Award 2011.

Confira o resumo de sua palestra:

O processamento de informação quântica está à beira de ter impactos significativos na tecnologia e na sociedade, na forma de fornecer segurança inquebrável, detecção distribuída de precisão ultra-alta com aplicações para a descoberta de metrologia e ciência (por exemplo, LIGO), taxa muito maior de comunicações ópticas do espaço profundo do que possível com sistemas convencionais e polinômio acelera na pesquisa gráfica com implicações para Big Data.

A maioria desses aplicativos é habilitada pelo entrelaçamento compartilhado distribuído de alta taxa entre pares e grupos de usuários. Um componente crítico em falta que impede a ultrapassagem deste limite é uma infra-estrutura distribuída na forma de uma “Internet quântica” mundial para permitir isso. Isso motiva nosso estudo de redes quânticas, ou seja, o que é a arquitetura correta e como operá-la, ou seja, rotear múltiplos fluxos de informações quânticas e alocar recursos de forma justa.