No XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, realizado em Cuiabá em julho de 2019 a Acadêmica e pesquisadora da Embrapa Soja, Mariangela Hungria, foi agraciada com o Prêmio Antonio Carlos Moniz de Ciência do Solo (ACM).

Trata-se da maior honraria concedida pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, a cada dois anos, a um único profissional que tenha, ao longo de sua vida científica, contribuído extraordinariamente para o avanço da ciência ou da tecnologia na ciência do solo brasileira. Pela primeira vez a premiação foi concedida a uma mulher.

A maior atuação da pesquisadora se dá na área de biotecnologia do solo, com ênfase na fixação biológica do nitrogênio e bactérias promotoras do crescimento de plantas, visando à produção de inoculantes microbianos para a agropecuária.

Essa tecnologia sustentável traz grandes benefícios econômicos ao país, uma vez que, somente na cultura da soja, os ganhos são estimados em cerca de US$ 20 bilhões anuais por dispensar a necessidade de uso de fertilizantes nitrogenados, além das vantagens ao meio ambiente.