Quando criança, uma das brincadeiras favoritas de Raquel Cardoso de Melo Minardi era a de cientista: dissecar flores, fazer experimentos com plantas e estudar os astros. Aos 37 anos, a nova afiliada da Regional Minas Gerais & Centro-Oeste da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período de 2019 a 2023, é cientista da computação e segue na interação com a natureza por meio da bioinformática e da biologia computacional.

De Belo Horizonte, Raquel passou a maior parte de sua infância na companhia de sua avó materna, professora de matemática, que cuidava da neta enquanto seus pais trabalhavam. Com a orientação da avó nos primeiros anos de estudos, a cientista foi construindo o interesse pelas ciências exatas, especialmente pela matemática.

Antes mesmo de ingressar no curso de ciência da computação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no período do ensino médio fez também o curso de informática industrial no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG). Chegado o momento do vestibular, decidiu permanecer na área.

Na UFMG, a iniciação científica foi uma grande mudança de perspectiva para Raquel. No recém-criado Programa de Pós-Graduação em Bioinformática, ela conseguiu uma bolsa para trabalhar sob a orientação do professor Wagner Meira Junior e co-orientação de Carlos Henrique da Silveira, um dos alunos da primeira turma do programa de doutorado.

Ainda na iniciação científica, Raquel Minardi publicou um artigo, em parceria com outro colega da graduação, na área de bioinformática. Por isso, foi incentivada por Silveira a tentar o ingresso direto no doutorado. Sob a orientação do mesmo orientador de Silveira, o professor Marcelo Santoro, a cientista iniciou o doutorado em bioinformática na UFMG, aos 22 anos.

“O professor Santoro sempre esteve presente nos momentos mais importantes da minha vida profissional e até mesmo pessoal, com sua orientação, mentoria e amizade”, destaca a nova afiliada da ABC.

No mesmo ano de conclusão do doutorado, Minardi foi para a França realizar um programa de pós-doutorado no Comissáriat à l’Énergie Atomique et aux Énergies Alternatives.

Atualmente professora do Departamento de Ciência da Computação no Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG, Raquel investiga como a computação pode ser utilizada na solução de problemas em biologia e saúde. Os programas que desenvolve dão apoio à criação de novos medicamentos e produtos biotecnológicos.

Ela tem trabalhado em problemas aplicados, como a engenharia de enzimas mais eficientes na produção de biocombustível de segunda geração, e na área da saúde, analisando dados de trajetórias de tratamentos de pacientes do SUS por meio da visualização de dados.

Para Minardi, um dos aspectos mais fascinantes da ciência é como o trabalho de cientistas do mundo inteiro se sobrepõem e somam na geração do conhecimento científico. E como nova afiliada da ABC, ela irá aproveitar a oportunidade para aprimorar o trabalho desenvolvido por seu grupo de pesquisa, trazendo excelência e relevância para a ciência brasileira.