Um novo relatório da InterAcademy Partnership (IAP) – rede global de mais de 140 academias de ciências, engenharia e medicina – foi projetado para mobilizar seus membros e o número crescente de jovens academias em todo o mundo para se envolver com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma mais eficaz. Representando algumas das melhores mentes científicas em seus países, academias nacionais baseadas em mérito são uma importante fonte de conhecimento e têm a oportunidade de efetuar mudanças positivas.

O relatório é a culminação de um projeto de três anos, Improving Scientific Input to Global Policymaking, com foco nos ODS da Organização das Nações Unidas (ONU), financiados pela Carnegie Corporation de Nova York. Este projeto explorou alguns dos caminhos para alimentar a ciência nos ODS e as maneiras pelas quais o IAP e seus membros podem contribuir mais efetivamente nos níveis global, regional e nacional.

Lançado no UN STI Multi-stakeholder Forum (14-15 de maio de 2019, Nova York), o relatório pede que todos os envolvidos se envolvam de forma aberta e inclusiva para garantir que as evidências sejam informadas. desenho, implementação e revisão de políticas. O relatório estabelece recomendações concretas e acionáveis ​​para as academias baseadas no mérito e para a comunidade científica mais ampla, assim como a ONU e suas agências. Ele também inclui uma lista de verificação, “Como você pode apoiar a implementação dos ODS” para ajudar cientistas individuais a apoiar e se envolver com o processo.

Eva Alisic, co-presidente do projeto da IAP, disse: “Agora, mais do que nunca, precisamos de uma forte colaboração entre acadêmicos, formuladores de políticas e comunidades locais. A saúde do nosso planeta e das pessoas está em jogo, e a agenda da ONU nos dá uma forte orientação sobre as prioridades. A ciência pode e deve desempenhar um papel fundamental na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. ”

 

Academia Brasileira de Ciências coloca os ODS em pauta no país

Apenas no primeiro semestre de 2019, a ABC já organizou dois eventos abordando a temática dos ODS. O primeiro, realizado entre 27 e 29 de março, foi uma conferência internacional do Comitê pela Erradicação da Pobreza (Spec, na sigla em inglês) da IAP sob o título: “Como Ciência e Tecnologia Podem Contribuir para a Redução da Pobreza e da Desigualdade”.

O segundo, foi a tradicional Reunião Magna da ABC, que aconteceu de 14 a 16 de maio. O encontro promoveu o debate de assuntos para a reflexão sobre a Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável, a avaliação da situação do Brasil quanto aos ODS e os impactos que esperamos para o futuro do país e do planeta.

Coordenador da reunião, o Acadêmico Edson Watanabe reforçou: “A Agenda 2030 tem muitos pontos que podem ser atingidos apenas com o uso de conhecimentos já existentes e, nesse caso, se um cientista de renome fala ou apoia, as chances de implementação aumentam muito. No entanto, muitos pontos da agenda ainda dependem de conhecimentos não sabidos e necessitam de pesquisas para serem elucidadas. Nesse caso, os cientistas são fundamentais para buscar novos entendimentos e novas soluções”.