A Academia Brasileira de Ciências (ABC) participou, de 8 a 11 de abril, de uma série de reuniões organizadas pela Rede Global de Academias (IAP, na sigla em inglês), em Songdo, na Coreia do Sul. Representando a ABC, compareceram seu Presidente, Luiz Davidovich, sua vice-presidente eleita, Helena Nader, e o Secretário-Executivo para Relações Internacionais, Marcos Cortesão.

Presidente da ABC apresentou relato do IAP-Spec na reunião do Comitê Executivo da IAP-Science

A primeira reunião na qual a delegação brasileira participou foi a do Comitê Executivo da IAP-Science, que aconteceu na manhã de 8 de abril. Ao longo da reunião, o secretariado da IAP apresentou o relatório das atividades realizadas nos últimos 12 meses, bem como o relatório financeiro da organização. Os coordenadores dos diversos programas do IAP também fizeram um relato das atividades desenvolvidas. O Presidente da ABC ficou responsável por apresentar o relato do Comitê de Ciência para a Erradicação da Pobreza (IAP-Spec, na sigla em inglês). Davidovich remontou o histórico do comitê, criado em uma Assembleia Geral da IAP, realizada no Rio de Janeiro em 2013.

Provocada pelo então Ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, a IAP instituiu o Comitê, que tem por objetivo estimular as academias de ciências do mundo a incorporarem em suas agendas, um olhar para a questão da pobreza. Sendo um tema pouco abordado na maior parte das academias, e tendo a ciência uma contribuição importante no desenho de estratégias para a redução da pobreza no mundo, o Comitê passou a atuar buscando sensibilizar e motivar as academias a se engajarem o tema.

Davidovich discorreu brevemente sobre a primeira reunião do comitê, que ocorreu na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, em 2014; a segunda, organizada pela Academia de Ciências da China e realizada em Pequim, em 2017; e a terceira, realizada no final de março, no Rio de Janeiro. O Presidente da ABC indicou que essas reuniões geraram uma série de reflexões, cabendo agora ao novo Comitê Executivo da IAP a definição dos próximos passos.

A vice-presidente eleita da ABC, Helena Nader, com as demais cientistas que integraram as reuniões.

Novos projetos foram apresentados na reunião do Comitê Executivo da IAP-Policy

A delegação brasileira presente em Songdo participou ainda, no dia 8, da reunião do Comitê Executivo da IAP-Policy. Após ouvir o relatório do diretor executivo sobre a situação financeira e o processo de estruturação jurídica do novo escritório da IAP-Policy nos Estados Unidos, os membros do Comitê ouviram um relato sobre dois projetos desenvolvidos pela rede, que se encontram em suas etapas finais. Implementados a partir de um financiamento da Carnegie Corporation of New York, ambos foram considerados exitosos, mas dependem de novos subsídios para que possam ter continuidade.

Os representantes das Academias foram apresentados a três novos projetos que estão sendo considerados como potenciais ações: Fortalecendo a Avaliação da Pesquisa; Quantificando os Benefícios Econômicos do Capital Humano em Ciência; e Fortalecendo a Parceira Academia-Indústria para Gerar Oportunidades para Pesquisadores em Início de Careira. O termo de referência de cada um desses projetos foi apresentado e discutido, mas a implementação destes depende da identificação de fontes de financiamento para cada uma destas iniciativas.