Figura indica a propagação da trinca em um plano perpendicular ao de carregamento mecânico, muito similar ao que aconteceria quando se ensaia, por exemplo, um pedaço de bambu.

A cada dois anos, o conselho do Journal of the European Ceramic Society, revista de maior impacto na área de materiais cerâmicos e vítreos, escolhe sua melhor publicação no período. Nesta quarta edição do prêmio, referente aos anos de 2017 – 2018, o trabalho escolhido foi “Nacre-like ceramic refractories for high temperature applications”, cujo autores são: Pedro Pelissari (UFSCar-PPG-DEMa), Florian Bouville (ETH – Suíça), Victor Pandolfelli (UFSCar- DEMa), Davide Carnelli (Imperial College – UK), Finn Giulianic (Imperial College – UK), Ana Luz (UFSCar – DEMa), Eduardo Saiz (Imperial College -UK) e André Studart (ETH -Suíça), publicado em 2018 na referida revista.

No artigo premiado 4 autores são brasileiros, sendo 3 deles com passagem no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais como alunos de doutorado (Pelissari, Luz e Studart) e um docente do programa, o Acadêmico Victor Pandolfelli. Esta é a primeira vez que autores americanos recebem este prêmio, visto que em edições anteriores os mesmos eram alemães, ingleses ou chineses. O prêmio será entregue aos autores durante a realização do 16th Conference and Exibition of the European Ceramic Society, a ser realizado na cidade de Turim, entre os dias 16 e 22 de junho de 2019.

O trabalho propõe um material cerâmico avançado inédito com alta resistência mecânica e alta energia de fratura para aplicações em temperaturas de até 1400C. Sua microestrutura é bio-inspirada e seu processamento é mais simples, gerando um produto com menor custo e com desempenho próximo aos compósitos cerâmicos complexos usados na indústria aeroespacial.