Os Membros Afiliados da Regional São Paulo diplomados:
Mateus Cardoso, Gustavo WiederheckerThiago Alegre, Rafael Vasconcelos, Tiago Pereira da Silva e Diogo Pinto

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) realizou, no dia 14 de março, em São Paulo, o Simpósio e Diplomação de Novos Membros Afiliados da Regional São Paulo 2019-2023. O evento aconteceu no Auditório István Jancsó – Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo (USP).

Anualmente, a ABC elege jovens cientistas de excelência, com menos de 40 anos, para integrarem a Academia por um período de cinco anos. São escolhidos até 5 pesquisadores por regional: Minas Gerais e Centro-Oeste, Nordeste e Espírito Santo, Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Sul. A criação da categoria de membros afiliados tem por objetivo identificar e estimular jovens com grande potencial para a ciência.

Especialmente na edição de 2019 da Regional São Paulo, foram diplomados seis pesquisadores. Das ciências físicas, Diogo de Oliveira Soares Pinto (USP), Gustavo Silva Wiederhecker (Unicamp) e Thiago Pedro Mayer Alegre (Unicamp); das ciências químicas, o cientista Mateus Borba Cardoso (LNNano/CNPEM); das ciências matemáticas, Tiago Pereira da Silva (USP). E das ciências agrárias, o pesquisador Rafael Vasconcelos Ribeiro (Unicamp), afiliado do período de 2018 a 2022 que não pôde comparecer a solenidade do ano passado.

Além das apresentações das pesquisas dos novos afiliados, a programação contou com conferências proferidas por membros titulares da Academia. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e médico, Marco Antonio Zago, conduziu a palestra de título “Medicina: Engenho e Arte“; o coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper e economista, Naercio Menezes Filho, apresentou sobre “Educação e Crescimento com Justiça Social“; e o professor da USP e médico Paulo Saldiva encerrou as conferências com o tema “Adaptação à temperatura ambiente em humanos: uma visão evolutiva no cenário dos cenários do aquecimento global”.

Compuseram a mesa de abertura o Acadêmico Marco Antonio Zago; o vice-presidente da Regional São Paulo, Oswaldo Luiz Alves; o reitor da USP, Vahan Agopyan; e o Acadêmico e diretor do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Antonio José Roque da Silva.

Cerimônia de abertura: os Acadêmicos Marco Antonio Zago, Oswaldo Luiz Alves, o reitor da USP, Vahan Agopyan e o diretor do CNPEM e Acadêmico, José Roque da Silva

Agopyan destacou que a criação da categoria de membro afiliado foi uma grande contribuição da Academia, no sentido de permitir que os gestores consigam ter referências para se apoiar e ainda prestigiar os jovens talentosos. “É muito importante as pessoas serem reconhecidas pelo seu valor”, ele afirmou.

O diretor do CNPEM observou a importância do trabalho dos jovens cientistas para a ciência brasileira, em um momento que se faz cada vez mais necessário que a sociedade perceba a relevância da ciência e da tecnologia para o Brasil. “O país só conseguirá ocupar a posição que esperamos que ele ocupe por meio da educação”, declarou o Acadêmico. E incentivou os novos afiliados: “Se engajem não somente nas suas pesquisas, mas também nessa batalha, nessa luta em defesa da educação, da ciência, da tecnologia e das nossas universidades”.

O vice-presidente Regional para São Paulo reforçou a importância do evento no cenário atual, destacando o surgimento diário de problemas políticos, econômicos, éticos, de corrupção, de intolerância racial e de gênero. “Todo este clima traz de volta a sombra do obscurantismo, que impacta sobremaneira a ciência e o conhecimento. Isto é tipificado pelos movimentos anticiência, que têm contaminado vários governantes, numa clara investida de desconstruir discursivamente a ciência. As mudanças climáticas e agora, a negação das vacinas, estão bem no centro dessas posturas”, ressaltou Alves. “Por isso, torna-se fundamental e crucial que valorizemos o talento, a dedicação e o bem-feito, características essas presentes em mais esta geração de membros afiliados da Regional São Paulo da ABC”.

Cerimônia de diplomação: Paulo Saldiva, Mateus Cardoso, Oswaldo AlvesGustavo WiederheckerThiago Alegre, Rafael Vasconcelos, Vahan Agopyan, Tiago Pereira da Silva, Diogo Pinto e Fernando Verissimo, chefe de gabinete da ABC 

Conheça mais sobre a vida e trabalho dos novos Acadêmicos:

Ler a natureza para adquirir informação quântica
Novo membro afiliado da ABC Regional São Paulo, o físico da USP Diogo Soares Pinto estuda as vantagens que propriedades quânticas dão aos protocolos de processamento da informação.

Nanofotônica: investigando o movimento de uma canoa em um mar tempestuoso
O físico da Unicamp Gustavo Wiederhecker é um dos novos membros da ABC Regional São Paulo e pesquisa em uma área de grande importância tecnológica.

Em busca da cura com as nanopartículas
Novo afiliado da ABC Regional São Paulo, o químico do LNNano Mateus Cardoso trabalha na produção de remédios baseados em nanopartículas.

Amigo dos números
Afiliado da Regional São Paulo da ABC, de 2018 a 2022, o engenheiro agrônomo da Unicamp Rafael Vasconcelos pesquisa a relação entre as plantas e o meio ambiente.

Emulando a transição entre o mundo quântico e o mundo clássico
A pesquisa do físico e novo membro afiliado da ABC SP Thiago Alegre, da Unicamp, possibilita a criação de sistemas integrados de luz para a implantação junto aos sistemas eletrônicos.

Traduzindo a ordem da natureza para a linguagem matemática
Físico e doutor em matemática aplicada, o novo afiliado da ABC -SP Tiago Pereira da Silva, da USP, busca entender os sistemas dinâmicos no comportamento coletivo.

Veja a matéria da USP sobre o evento e confira a galeria de fotos.