Por que sou quem eu sou? Quem somos nós? Em que sentido temos permanecido a mesma pessoa durante toda a sua vida? Como explicar a continuidade do “eu”, se tudo muda o tempo todo? Seria a individualidade do genoma a resposta? A informação contida nos nossos genes é suficiente para deterministicamente gerar quem somos? E o ambiente, quão importante é? Quais são a implicações práticas dessas considerações?

O Acadêmico Sérgio Danilo Junho Pena Sérgio acredita que o mundo exterior, o meio ambiente e nossa história de vida influenciam epigeneticamente nosso genoma, determinando o porquê de sermos quem somos. Assista seu TED TALK no You Tube sobre este tema.

Sobre o palestrante

Sérgio D. J. Pena é médico-geneticista, com Ph.D. em Genética Humana pela Universidade de Manitoba, no Canadá. É Professor Titular de Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais e Diretor do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina da UFMG. É presidente do GENE – Núcleo de Genética Médica e membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República. Suas publicações incluem sete livros e cerca de 300 artigos científicos.