A Global Affairs Canada (Departamento de Relações Exteriores, Comércio e Desenvolvimento do Canadá) anunciou o início do período de inscrições para o Programa Futuros Líderes nas Américas (Elap, na sigla em inglês). As bolsas de estudo concedidas pelo Elap proporcionam aos estudantes da América Latina e do Caribe oportunidades de intercâmbio de curta duração para estudo ou pesquisa, no Canadá, nos níveis de graduação e pós-graduação.

Os interessados no programa devem primeiro entrar em contato com sua instituição de origem e elaborar uma carta de apresentação. Os estudantes não podem se candidatar sozinhos, apenas as instituições canadenses podem enviar solicitações em nome dos candidatos. O prazo para o envio das candidaturas pelas universidades vai até 21 de março.

O valor da bolsa varia de acordo com a duração e o nível de estudo: CA$ 7.200 para estudantes universitários, de graduação ou pós-graduação (mestrado e doutorado) por no mínimo quatro meses ou um período acadêmico de estudo ou pesquisa; CA$ 9.700 para estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) por um período de cinco a seis meses de estudo ou pesquisa.

Além dos fundos alocados aos beneficiários pelo Global Affairs Canada, a instituição anfitriã também pode reivindicar CA$ 500 por bolsista para ajudar com os custos administrativos assim que o bolsista chegar ao Canadá.

Para mais informações, acesse o site oficial do Elap.