O presidente da ABC, Luiz Davidovich e o Comandante da Marinha do Brasil, Ilques Barbosa Junior, à frente do painel expositivo em homenagem ao Almirante Álvaro Alberto.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) lançou, no dia 31 de janeiro, o segundo vídeo do projeto “Ciência Gera Desenvolvimento” (disponível abaixo), em cerimônia realizada na Sede Social do Clube Naval, no Rio de Janeiro. Almirante da Marinha, Álvaro Alberto de Mota e Silva foi o cientista escolhido para ter sua trajetória divulgada em um vídeo de animação. Nascido em 22 de abril de 1889, Mota e Silva graduou-se físico e engenheiro geógrafo, foi presidente da ABC, fundador e primeiro presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foi pioneiro no estudo e nas pesquisas sobre energia nuclear no Brasil.

O ano de 2019 marca os 130 anos do nascimento do Almirante Álvaro Alberto, e foi pensando nisto que membros da ABC e da Marinha do Brasil se articularam para que o físico fosse o protagonista do segundo vídeo do “Ciência Gera Desenvolvimento”. O projeto de divulgação científica, concebido pela ABC em 2018, tem por objetivo conscientizar a população brasileira sobre a importância da ciência para o desenvolvimento do país. Em seu vídeo de estreia, a homenageada foi a engenheira agrônoma Johanna Döbereiner (para assistir, clique aqui).

O presidente da ABC, Luiz Davidovich, o Comandante da Marinha do Brasil, Ilques Barbosa Junior e o presidente do Clube Naval, Rui da Fonseca Elia.

Durante o lançamento do filmete e da exposição em homenagem ao Acadêmico, discursaram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, o Comandante da Marinha do Brasil, Ilques Barbosa Junior e o presidente do Clube Naval, Rui da Fonseca Elia. Estiveram presentes também a diretora da ABC Márcia Barbosa e demais oficiais da Marinha e Acadêmicos, como o físico Carlos Aragão e o engenheiro Renato Cotta. A exposição conta com um painel narrando a vida do Almirante, além de fotografias, medalhas e artefatos militares preservados pela Marinha do Brasil. Além da exibição, o Centro de Comunicação Social da Marinha concedeu apoio também na produção do filmete.

Em discurso, Davidovich declarou: “O Almirante Álvaro Alberto simboliza essa grande união que existe entre a Academia Brasileira de Ciências e a Marinha do Brasil”. O Almirante, que introduziu o estudo da física nuclear durante sua longa carreira como professor da Escola Naval, foi, por duas vezes, presidente da ABC. “Lutou para trazer a energia nuclear para o Brasil, defendeu o urânio brasileiro na ONU [Organização das Nações Unidas], foi uma figura de extrema importância para o desenvolvimento nacional”, lembrou o atual presidente da ABC.

Acadêmicos prestam homenagem ao Almirante

“O Almirante Álvaro Alberto, para mim, é personagem de uma das grandes homenagens que tinha que ser feita. Ele é emblemáticoa para a ciência e tecnologia no Brasil. Não é à toa que o principal prêmio de ciência e tecnologia do país carrega o seu nome”, observou o Acadêmico Renato CottaO Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia, concedido pelo CNPq, é atribuído anualmente ao(a) pesquisador(a) que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da sua área.

O Comandante Ilques Barbosa Junior destacou a importância de se divulgar as aplicações da pesquisa científica para a sociedade: “Infelizmente, em alguns momentos, na nossa pátria, passamos dificuldade junto a alguns órgãos de decisão, com poder político para que possamos realmente transformar as ideias em ações concretas”.

O Acadêmico Carlos Aragão ressaltou que a parceria entre Marinha, Academia e cientistas tem gerado avanços em diferentes áreas até hoje. Ele citou como exemplo a aquisição do navio Vital de Oliveira, um dos mais bem equipados no mundo para pesquisas oceanográficas. “A Marinha do Brasil vem entendendo, há muitos anos, que ciência, tecnologia e inovação são essenciais para a nossa soberania, defesa e desenvolvimento”, concluiu o físico.

 

Assista a seguir o filmete sobre o Almirante Álvaro Alberto Mota e Silva, para o projeto Ciência Gera Desenvolvimento: