A Academia Brasileira de Ciências (ABC) conta agora com uma nova ferramenta em seu site. Atenta às questões de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil, as equipes de mídia e informática da ABC implementaram no site um recurso que converte os textos das notícias em áudio.

A iniciativa está de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

A ferramenta de áudio, que está disponível no início de cada notícia, irá auxiliar o acesso feito por pessoas com deficiência visual ou dificuldade de leitura ao conteúdo da ABC. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 29 milhões de brasileiros apresentam alguma dificuldade relacionada a visão, enquanto 6 milhões têm grande dificuldade e 506 mil são cegos. Ainda segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo IBGE, 11,5 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais não sabem ler e escrever.