À medida que o número de pessoas deslocadas em todo o mundo continua aumentando, a integração de recém-chegados a sociedades de acolhimento tornou-se um grande desafio global. Um novo relatório da Global Young Academy (GYA) intitulado “Responsabilidade individual global: o papel do cidadão na integração de refugiados” aborda as contribuições dos cidadãos para enfrentar este desafio e oferece recomendações em apoio a ações individuais e iniciativas da sociedade civil.

O relatório é um resultado do simpósio internacional de mesmo nome, Responsabilidade Global Individual: O Papel do Cidadão na Integração de Refugiados, realizado no Centro de Ética de Munique na Universidade de Munique, Alemanha, de 25 a 27 de abril de 2018. 14 palestrantes internacionais – acadêmicos de uma ampla variedade de disciplinas, bem como profissionais e ativistas – discutiram conceitos de responsabilidade individual global e lançaram luz sobre ações individuais e práticas de integração em países ocidentais de alta renda. Uma publicação acadêmica intitulada Responsabilidade pela Integração de Refugiados e Migrantes estará disponível em abril de 2019.

O novo relatório fornece recomendações para indivíduos que vão desde simplesmente reconhecer que muitos refugiados sofreram traumas e outros estressores, até oferecer apoio verbal quando necessário. Tais ações têm efeitos simbólicos e concretos e podem afetar positivamente as interações e a integração. Os formuladores de políticas, especialmente aqueles em posições de liderança, também são chamados a reconhecer o valor e a influência da linguagem e do discurso, bem como apoiar iniciativas de cidadãos e agências de refugiados no processo de integração.

O simpósio foi organizado e convocado por membros do grupo de trabalho sobre Migração Global e Direitos Humanos da GYA e foi financiado pela Fundação Fritz-Thyssen, com apoio adicional da GYA, da Universidade de Melbourne, na Austrália, e Saint Universidade de Mary, no Canadá. As recomendações para os formuladores de políticas foram enriquecidas por discussões na Escola de Verão para Evidências e Políticas: Ciência, Política e Demografia, co-organizada pela GYA, pelo Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados, pelo Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Européia e pela a Rede Internacional de Assessoria Científica Governamental, sediada em Laxemburgo, na Áustria, em setembro de 2018.

O relatório da conferência está disponível aqui.

Sobre a Global Young Academy

A GYA tem como missão empoderar jovens pesquisadores para liderar diálogos internacionais, interdisciplinares e intergeracionais, com o objetivo de estimular que as tomadas de decisão globais sejam baseadas em evidências e mais inclusivas. A organização é dirigida por um Comitê Executivo eleito anualmente e apoiada por um Comitê Consultivo, que conta com a participação do presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich.