O Serrapilheira selecionou 14 projetos inovadores de divulgadores de ciência para receber um financiamento de até R$ 100 mil, cada um, por um ano. Eles foram escolhidos entre as 50 propostas enviadas na fase final do Camp Serrapilheira, o programa de apoio à divulgação científica lançado pelo instituto em 2018.

Entre os selecionados, há projetos audiovisuais, artísticos, educacionais, jornalísticos e acadêmicos, oriundos de sete estados do Brasil e em diferentes estágios de desenvolvimento. Assim como é feito com os projetos de pesquisa, o Serrapilheira oferece flexibilidade e desburocratização no uso dos recursos, para tornar o financiamento à divulgação científica mais acessível para além de instituições de pesquisa.

O Camp buscou identificar projetos que propusessem abordagens inovadoras de assuntos científicos e incentivassem o interesse de jovens pela área. “Com esses novos perfis, queremos criar uma rede de divulgadores comprometidos com o princípio de excelência”, afirma a diretora de Divulgação Científica do Serrapilheira, Natasha Felizi. “A ideia é que eles trabalhem com cientistas jovens, de ponta, que atuam na fronteira dos seus campos de conhecimento e, ao mesmo tempo, que os pesquisadores apoiados pelo instituto tenham acesso a uma nova maneira de falar sobre ciência.”

A primeira fase do Camp Serrapilheira consistiu em um evento realizado em setembro, no Museu do Amanhã (RJ), sobre formas inovadoras de comunicar questões da ciência e estratégias criativas para divulgação científica. Cinquenta divulgadores entre 871 inscritos foram selecionados para participar do encontro. Na segunda fase, os 50 participantes foram convidados a enviar seus projetos para concorrer ao apoio de R$ 100 mil.

Confira os projetos selecionados:

Gênero e Número – Giuliana Bianconi – vai fazer um levantamento e criar um atlas da produção científica de mulheres
Nexo Jornal – José Orenstein – vai fazer uma série de reportagens e vídeos sobre cientistas brasileiros do passado e do presente
DDC-UFMG – Yuri Castelfranchi – formação transversal em divulgação científica na universidade
Computação sem Caô – Ana Carolina da Hora – canal do Youtube pra explicar computação para públicos jovens
Sonora – Luisa Puterman – imersões artísticas sonoras para temas científicos
Ciente – Hugo Fernandes – biólogo da UECE, faz um programa na TV aberta do Ceará, o “Zoa”, e lançará outro na Band News
De Olho nos Corais – Guilherme Longo – projeto de ciência cidadã para monitoramento dos corais
37 Graus – Sarah Azoubel – podcast de ciência
Data 14 – Sabine Righetti – plataforma para dar tratamento de imprensa para divulgar pesquisas brasileiras
Silo – Cinthia Mendonça – atividades transdisciplinares misturando arte, cultura, ciência e tecnologia na zona rural do Rio
Projeto Cosmos – Carlla Vicna – Astronomia em escolas públicas de Manaus
Numinalabs – Rafael Bento – start-up profissionalizante de youtubers de ciência
Cientista Beta – Kawoana Viana – iniciação científica no Ensino Médio
Biblioscópio – Fernanda Diamant – cobertura multiplataforma de livros de divulgação científica pela Revista 451, de resenha literária

Instituto Serrapilheira

O Serrapilheira é a primeira instituição privada de apoio à ciência do Brasil. Criada em 2017, tem o objetivo de contribuir para a construção de uma cultura científica no país, financiando pesquisas de excelência com foco em produção de conhecimento e iniciativas de divulgação científica, não em aplicações tecnológicas. Atualmente, apoia 72 projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Naturais, Ciência da Computação, Matemática, Engenharia e reprodutibilidade científica.