Weicai Yang (Institute of Genetics and Developmental Biology), Sebastião Barbosa (Embrapa), Hui Sun (Academia Chinesa de Ciências) e Elíbio Rech Filho (Embrapa)

Nos dias 26 e 27 de novembro, em Brasília (DF), a Academia Brasileira de Ciências realizou, em parceria com a Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês), o workshopEstratégias de inovação em Produção de Alimentos”. Contando com o apoio da Embrapa e da Finep, esta foi a primeira atividade promovida no âmbito de um acordo estabelecido entre ABC e CAS, que objetiva promover a cooperação bilateral em oito áreas científicas e tecnológicas definidas como prioritárias e de interesse comum aos dois países.

Nas ciências agrárias, pelo lado do Brasil, a coordenação é dos Acadêmicos Elibio Rech Filho e Evaldo Vilela, enquanto Aimin Zhang assume esta função pelo lado chinês. Tendo como temática a produção de alimentos, os participantes brasileiros envolvidos eram da Embrapa e de universidades de diversas partes do país, enquanto que, da China, vieram pesquisadores do Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento (IGDB, na sigla em inglês) e o Instituto de Geografia e e Agroecologia do Nordeste (IGA, na sigla em inglês), ambos ligados à CAS.

A cerimônia de abertura, na manhã do dia 26 de novembro, teve a participação de Sebastião Barbosa, presidente da Embrapa; Elibio Rech Filho, diretor da ABC e pesquisador da Embrapa; Hui Sun, diretor da Divisão de Relações com as Américas e a Oceania da CAS; e Weicai Yang, diretor do IGDB.

Foram então realizados painéis em que dois conferencistas, um de cada país, apresentavam algumas das prioridades de pesquisa para Brasil e China na produção de alimentos em quatro subtemas: organismos geneticamente modificados e edição genômica; tecnologias inovadoras; otimização no uso de água; e mudanças climáticas.

Em seguida , os participantes se dividiram em grupos, de acordo com os temas dos painéis, com o intuito de conversarem sobre suas visões e propostas para o presente e o futuro da produção de alimentos no Brasil e na China. Essas discussões geraram planos de ação, que, debatidos inicialmente em uma sessão plenária, darão origem a um documento único. A partir dos debates realizados, pretende-se estimular visitas técnicas a laboratórios do Brasil e da China, assim como potenciais oportunidades de projetos comuns.

A próxima atividade do acordo de cooperação ABC-CAS, desta vez na área de ciências espaciais, será realizada em abril de 2019, na China.