A engenheira mecânica e Acadêmica Carolina Cotta

No dia 12 de novembro o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) entregará o Prêmio Coppe Mérito Acadêmico 2018 a três docentes que se destacam pela trajetória profissional e contribuição à instituição: Carolina Palma Naveira CottaHelcio Rangel Barreto Orlande, do Programa de Engenharia Mecânica (PEM), que receberão o Prêmio Giulio Massarani nas categorias docente sênior e jovem, respectivamente; e Segen Farid Estefen, do Programa de Engenharia Oceânica (Peno), que receberá o Prêmio Lobo Carneiro, em sua segunda edição. O evento terá início, às 10 horas, no auditório da Coppe, Bloco G, sala 122, Centro de Tecnologia, Cidade Universitária. 

Membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 2015, Carolina Cotta é pesquisadora 1D do CNPq desde 2011. Graduada em Engenharia Mecânica pela UFRJ (2004), concluiu o mestrado e doutorado no Programa de Engenharia Mecânica da Coppe, em 2006 e 2009. No mesmo programa fez seu primeiro pós-doutorado, concluído em 2011. O segundo na University College London (UCL), na Grã-Bretanha, em 2018.

Até o momento, Carolina orientou nove dissertações de mestrado e quatro teses de doutorado, escreveu ou organizou três livros, e publicou 41 artigos em periódicos e 89 em congressos. Como orientadora, recebeu seis premiações, incluindo a Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses, em 2014, na categoria Engenharias III, defendida pelo aluno Diego Campos Knupp. Teve ainda seis artigos premiados por instituições e em congressos internacionais. Como aluna da Coppe recebeu, em 2010, o Prêmio Capes de melhor tese de doutorado na área Engenharias III, sob a orientação do professor Helcio Orlande, hoje seu colega de programa e também comtemplado nessa edição do Prêmio Mérito Acadêmico.