Engenheiro mecânico e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Acadêmico Renato Machado Cotta será agraciado com as insígnias de Doutor Honoris Causa da Universidade de Reims Champagne-Ardenne. Em cerimônia oficial, o presidente da universidade, Guillaume Gellé, entregará as insígnias ao professor Cotta no dia 12 de outubro, às 16h, no anfiteatro nº 10 do campus Cruz Vermelha, em Reims, França.

Renato Cotta tem graduação em engenharia mecânica com ênfase nuclear pela UFRJ e doutorado em engenharia mecânica e aeroespacial pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente, pesquisa na área de transferência de calor e massa, principalmente nos temas: métodos híbridos e transformação integral, fenômenos de transporte nas micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o professor já integrou também o Comitê Executivo da instituição. Faz parte da Academia Nacional de Engenharia (ANE) e da Academia Mundial de Ciências (Twas, na sigla em inglês). Ao longo de sua carreira, teve seu trabalho reconhecido por diversas organizações, tendo recebido a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2007 e o Prêmio Hartnett-Irvine em 2009 e 2016, do Centro Internacional de Transferência de Calor e Massa (ICHMT).