Os estudantes vencedores da 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) comemoraram a vitória com as medalhas de ouro entregues durante o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês), que ocorreu de 01 a 09 de agosto, no Rio de Janeiro. A solenidade aconteceu na quinta-feira (02), e premiou 575 alunos e alunas do 6º ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.

As medalhas foram entregues aos estudantes por um grupo de vencedores da Medalha Fields, incluindo Artur Avila, único brasileiro a receber o prêmio e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Participaram do evento também os vencedores da Medalha Fields dos anos de 2018 e 2010, respectivamente, Alessio Figalli e Cédric Villani,  além do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP oferece diversos programas para a promoção do estudo da matemática, incluindo projetos de iniciação científica e mestrado, videoaulas e treinamento para a realização das provas da Olimpíada. Em sua 13ª edição, a OBMEP chegou a 18,2 milhões de participantes. Durante a cerimônia, o coordenador da Olimpíada, Claudio Landim, informou que a partir de 2019, o programa será estendido às 4ª e 5ª séries do ensino fundamental.