A Academia Nacional de Medicina (ANM) elegeu o Prof. Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva para ocupar a Cadeira nº 98 da Seção de Ciências Aplicadas à Medicina. Saldiva será o sucessor do Prof. Dr. João Pedro Escobar Marques-Pereira e será saudado pelo também membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Prof. Dr. Walter Araújo Zin. A solenidade acontecerá no dia 07 de agosto de 2018, às 20h, na sede da ANM.

Graduado em medicina com doutorado em patologia pela Universidade de São Paulo (USP), Saldiva é pesquisador das áreas de doenças respiratórias, patologia ambiental e correlação anátomo-radiológica das doenças humanas. Além de membro titular da ABC, o cientista foi membro do Comitê Científico da Escola de Saúde Pública da Harvard University e membro do Comitê de Qualidade do Ar da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Atualmente, o Acadêmico é diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), onde é professor titular.