A ABC e a SBPC lamentam a morte nesta sexta-feira, 15, em Belo Horizonte, do professor Evando Mirra de Paula e Silva, de 75 anos, emérito da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A vice-presidente da SBPC *e Acadêmica Vanderlan Bolzani afirma que a notícia a pegou de surpresa e que ele era muito querido e especial. “Ele deu uma grande contribuição para o universo cientifico-tecnológico do País”, afirma ao lembrar que ele foi um grande cientista e um gestor importante. E completa, “Ele era fascinante com a sua visão de que para o país atingir patamares de primeiro mundo era preciso criar uma cultura inovadora, que infelizmente ainda não temos. Ele sabia que no Brasil falta o despojamento para utilizar o seu conhecimento e a sua ciência para fazer a inovação local. Porque é a inovação que eleva a competitividade industrial e que faz o Brasil se aproximar de países desenvolvidos”. Mirra foi conselheiro da SBPC de 1997 a 1999.
Bolzani citou ainda que sempre usa no final de suas palestras uma frase de Mirra que representava a sua visão de vida. “Num bosque verde e amarelo de incertezas, existia um universo fascinante de oportunidades”.
Trajetória
Professor emérito do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Engenharia da UFMG, Evando Mirra de Paula e Silva foi vice-reitor da Universidade na gestão 1990-1994 e pró-reitor de pesquisa, além de chefe de departamento e presidente de diferentes entidades do setor educacional, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
*Foi membro da Diretoria da ABC entre 2007 e 2014.
Com mais de uma centena de trabalhos publicados, Evando Mirra era membro de entidades como a Academia Brasileira de Ciências (ABC)*, Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), Société Française de Métallurgie et de Matériaux (SFM), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), American Society for Metals – Internacional (ASM) e Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).
Foi agraciado com condecorações e prêmios como Membre d´Honneur da Societé Française de Métalurgie et des Matériaux (França) e Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico.