O Deputado Estadual Comte Bittencourt convidou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para receber a Medalha Tiradentes. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 12 de junho de 2018.

Estiveram presentes os Acadêmicos titulares Eliete Bouskela, Vitor Francisco Ferreira, Jerson Lima da Silva, Lucia Mendonça Previato, Ronald Shellard, Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho, Carlos Alberto Aragão, Luiz Pinguelli Rosa, Débora Foguel, Alexander Kellner e Rodrigo Correa Oliveira. O membro afiliado Fernando de Carvalho da Silva também participou do evento.

Ronald Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), lembrou que a ciência ainda é jovem no Brasil e destacou o papel fundamental da SBPC em seguir mobilizando a juventude para aderir ao mundo científico. Aspásia Camargo, subsecretária de Planejamento e Gestão Governamental da cidade do Rio de Janeiro, completou a fala de Shellard ao solicitar ao Deputado Comte a criação de uma oportunidade para juntar jovens cientistas na Alerj.

Lucia Previato, vice-presidente da regional Rio de Janeiro da ABC, ressaltou a consciência social da instituição homenageada e disse que as duas entidades (ABC e SBPC) juntas lutam para que o Brasil não perca o que já conquistou no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. “O Brasil não pode perder tempo; isso será fatal para o progresso da ciência”.

O presidente de honra da SBPC, professor Otávio Velho, ressaltou a importância da SBPC na criação das Fundações de Amparo à Pesquisa nos estados da Federação, e, em particular, da SBPC-RJ, colaborando com a entidade em escala nacional, por exemplo, com a criação do projeto Ciência Hoje.

Por fim, Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, agradeceu às homenagens prestadas e fez uma breve retrospectiva histórica da instituição, dando destaque a momentos de luta contra a ditadura e contra as ações governamentais com a ciência. “Recurso para Ciência & Tecnologia e educação não é gasto, é investimento”, defendeu.