Que os hospitais públicos brasileiros não primam pela qualidade e eficiência no atendimento todo mundo sabe. Aliás, problemas na gestão hospitalar são recorrentes em outros países também.

A estudante de engenharia de produção da Universidade de São Paulo (USP-São Carlos) Raquel Yoshida pesquisa métodos de gestão hospitalar aplicados em diversos países que otimizaram – e muito – o atendimento à população. Em seu projeto de iniciação científica, ela planejou visitar alguns hospitais que aplicam esta metodologia em Boston, Massachussets, nos EUA. Isso porque sua universidade tem uma parceria com a Bentley University, localizada naquela cidade.

Mas para obter os recursos necessários, já que as vias usuais de aplicar para uma bolsa de estudos andam obstruídas, ela apelou para um plano B: organizar um crowdfunding, isto é, uma vaquinha virtual para obter os R$ 12.459,00 que precisava.

A iniciativa foi muito bem sucedida: sua campanha já arrecadou R$ 12.741, mais do que o previsto.

O vice-presidente da ABC, João Fernando de Oliveira, professor da USP-São Carlos, comentou o sucesso do empreendimento. “Dada a crise de financiamento na ciência e a falta de sensibilidade do governo para o valor que esses estudos tem para nossa sociedade, a aluna, que acredita muito em seu projeto, mostrou ser inovadora ao conseguir recursos de crowdfunding. Aliás, essa soluçao inagura uma nova possibilidade de fomento onde as pessoas encontram diretamente doadores interessados em apoiar ideias. A equipe envolvida está de parabens pela ideia e excelente execução. É incrível, mas observo que foi mais fácil e rápido o crowdfunding do que o pedido de bolsa para uma agência de fomento.”

Conheça aqui o projeto de Yoshida, apresentado numa interessante animação, e entenda a proposta do grupo de pesquisa da USP-São Carlos em “Gestão hospitalar: grande campo de pesquisa-ação”.