central-2.jpgNo dia 04 de maio, a Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês), promoveu, em Brasília, o lançamento nacional do livro “Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences”. Disponível gratuitamente nas versões eletrônicas em inglês e espanhol, a publicação, elaborada por Ianas em colaboração com as Academias de Ciências das Américas, mobilizou mais de 230 pesquisadores e apresenta uma síntese do estado da arte do conhecimento sobre produção agropecuária no continente.

Além de Evaldo Vilela (UFV/Fapemig) e Elibio Rech (Embrapa), Acadêmicos que coordenaram a produção do capítulo brasileiro, a mesa de abertura contou com a presença de Mauricio Lopes (Presidente da Embrapa), Jeremy McNeil (Co-Presidente de Ianas) e Maria Zaira Turchi (Presidente do Confap).

Em sua intervenção, Jeremy McNeil apresentou as atividades desempenhadas por Ianas e as publicações lançadas por seus diferentes programas temáticos, destacando que “o livro representa uma importante contribuição para o debate regional, oferecendo uma contribuição efetiva para os processos de formulação de políticas públicas na área de segurança alimentar e nutricional”. Ele também explicou que a obra é parte de um projeto desenvolvido e financiado pelo Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha, pela Academia de Ciências da Alemanha-Leopoldina e pela Rede Global de Academias de Ciências (IAP, na sigla em inglês). Com contribuições de todas as redes regionais (África, Américas, Ásia e Europa), a IAP irá produzir um relatório global que será oferecido aos governos e agências multilaterais.

O Presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, que participou da redação do capítulo brasileiro, elogiou o destaque dado à temática pela ABC e Ianas e cumprimentou Evaldo e Elibio pela atuação na coordenação. Lopes lembrou que “o continente americano é extremamente importante para a segurança alimentar e nutricional global, devido a seu protagonismo na produção de alimentos”.

Evaldo Vilela, então, fez uma breve apresentação do capítulo brasileiro, que, além dos coordenadores, contou com a colaboração de outros 12 cientistas que atuam na área. No evento, 3 pesquisadores da Embrapa discorreram sobre suas contribuições para o documento: Cleber Oliveira Soares (Diretoria-Executiva de Inovação e Tecnologia), Geraldo Bueno Martha Junior (por vídeo, Embrapa-Labex) e Marilia Regini Nutti (por vídeo, Embrapa-Agroindústria de Alimentos).

Já na parte final da atividade, Evaldo Vilela destacou que o trabalho desenvolvido pelo grupo brasileiro gerou mais de 200 páginas de conteúdo. Uma parte do material foi apresentada no capítulo “Ciências Agrárias” do Projeto de Ciência para o Brasil e o documento completo dará origem a uma nova publicação da ABC, prevista para o segundo semestre de 2018.


Pré-Lançamento do Primeiro Vídeo do Projeto “Ciência Gera Desenvolvimento”: Johanna Döbereiner
O lançamento do livro “Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences”, na sede da Embrapa, mostrou-se o cenário ideal para o pré-lançamento do primeiro produto do mais recente projeto da ABC, chamado de Ciência Gera Desenvolvimento. A iniciativa, apresentada por Elibio Rech, Diretor da ABC, prevê a criação e veiculação de uma série de vídeos curtos, dinâmicos e cheios de informação que mostram, com exemplos reais, como a ciência pode ser traduzida em benefícios palpáveis para todo um país. Seu maior objetivo é, acima de tudo, conscientizar a população em geral sobre o valor – sobretudo financeiro – que o investimento em produção científica pode oferecer à toda a sociedade. O primeiro vídeo da série apresenta o trabalho de Johanna Döbereiner, célebre engenheira agrônoma que foi pioneira nos estudos do solo no Brasil.

Sobre o projeto da ABC, Maria Zaira Turchi, Presidente do Confap, reiterou a importância da ciência e destacou o fato do primeiro vídeo ter como foco o trabalho de uma mulher. Elogiou, ainda, a linguagem adotada na iniciativa: “Temos que traduzir a importância do que a comunidade científica faz para a sociedade”, disse ela.