icsu-rolac_860.jpg

Nos dias 9 e 10 de abril, foi realizada, em Cartagena, Colômbia, reunião do Comitê Regional e Pontos Focais do Escritório Regional do Conselho Internacional de Ciência para a América Latina e Região do Caribe (ISCU-ROLAC). O assessor técnico Marcos Cortesão representou a ABC na ocasião.

A reunião teve um caráter mais administrativo, discutindo temas como o processo de fusão do ICSU com o Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC) e ações desenvolvidas pelo ICSU nas áreas de saúde urbana, dados abertos, ensino de matemática, formulação de políticas tendo por base a ciência, diásporas científicas, redução de riscos de desastres naturais e biodiversidade. Foram também discutidos as áreas prioritárias e o plano de trabalho do escritório regional.

A fala da ABC focou na necessidade de uma maior articulação entre os escritórios regionais do ICSU, da Academia Mundial de Ciências (TWAS-ROLAC) e da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS). Existe um esforço internacional de integração entre os organismos internacionais – como bem reflete a fusão do ICSU com o ISSC -, mas na região tem sido pequena a interação entre estes organismos. O resultado tem sido uma duplicação de esforços e energia, com as diferentes organizações desenvolvendo programas semelhantes que acabam por competir entre si.

Heide Hackmann, diretora-executiva do ICSU, reconheceu o problema levantado pela ABC, enfatizando que a estrutura central do ICSU concorda com a necessidade de uma maior sinergia entre as diferentes organizações. Ao final da reunião, foi consensualmente aceito que esforços devem ser envidados para que esta maior interação aconteça. Afinal, é importante que a voz da ciência possa se fazer presente nos debates regionais e, para tal, é necessário que as diferentes organizações coordenem melhor suas ações, para que possam falar de forma uníssona.