castro_oswaldo-alves_vahan_canuto_125-18_foto-cecilia-bastos-14-1024x683.jpgNo dia 3 de maio, o reitor Vahan Agopyan recebeu o vice-presidente da Regional São Paulo da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e professor titular do Instituto de Química da Unicamp, Oswaldo Luiz Alves.

O docente esteve no prédio da Reitoria para entregar ao reitor o livro Ciência no Brasil: 100 anos da ABC. A publicação foi coordenada pelo cientista político, historiador e membro da ABC, José Murilo de Carvalho, e pelo físico, historiador de ciência e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ildeu Moreira. O livro também pode ser acessado on-line.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, e o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Marcio de Castro Silva Filho.

A ABC, fundada em 1916, é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica. Contribui para o estudo de temas importantes para a sociedade, visando a dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Seu foco é o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. Com quadro atual de pouco mais de 700 membros, é uma das mais antigas associações de cientistas no País.