zanotto_left.jpgO Acadêmico Edgar Dutra Zanotto foi o entrevistado convidado da edição do dia 26 de abril no programa Em Resumo, da Rádio UFSCar. Ele é pesquisador do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

O apresentador Ronaldo Martins Gomes conversou com Zanotto sobre as pesquisas desenvolvidas com o material vítreo e sua aplicabilidade em diferentes áreas da vida cotidiana. O pesquisador conduz pesquisa nessa linha e é um dos maiores especialistas do assunto no país.

Zanotto destacou que o vidro é chamado pela International Journal of Applied Glass Science (IJAGS), importante revista científica internacional, de “olhos da ciência”. Ele explicou que o título é dado pela grande contribuição do vidro às pesquisas científicas, em microscópios e telescópios, por exemplo. O pesquisador ressaltou ainda que o material tem presença diária e essencial no cotidiano de todas as pessoas.

Os vidros contribuem ainda para a formação das fibras óticas, essenciais na tecnologia atual, na produção de biovidros e outros modelos de alta tecnologia. Além destes aplicações já conhecidas da ciência, Zanotto adiantou ainda que há pesquisas específicas voltadas para a obtenção de novas aplicabilidades de materiais vítreos.

Confira neste link a entrevista completa.