Em conjunto com o Encontro Regional da Cúpula Mundial de Saúde (WHS, na sigla em inglês), a InterAcademy Partnership (IAP) for Health realizou, nos dias 17 e 18 de abril, uma edição especial do programa Young Physician Leaders (YPL) em Coimbra, Portugal. Voltado para países de língua portuguesa, o evento reuniu 12 médicos com menos de 40 anos de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Medicina (ANM), como representantes do Brasil no IAP for Health, indicaram o médico Luiz Fernando Ferraz da Silva para participar da atividade. Graduado em medicina pela Universidade de São Paulo (USP), Ferraz é doutor em patologia e atua desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão como professor doutor no Departamento de Patologia da USP.

Participantes durante o YPL em Coimbra, Portugal. Foto: IAP

A fim de auxiliar jovens médicos com carreiras promissoras a desenvolverem suas habilidades de liderança, o programa promoveu discussões sobre teorias e estilos de liderança, dinâmicas para análise dos pontos fortes e fracos e identificação do perfil de liderança dos participantes.

Os cientistas também debateram sobre os desafios de liderança nos serviços de saúde e como integrar as demandas técnicas, humanas e sociais nos diferentes regimes de trabalho e sistemas de saúde. Ainda participaram de palestras sobre Big Data, inteligência artificial e estratégias para avaliação, vigilância e tratamento de doenças negligenciadas.

Nos dias 19 e 20 de abril, os jovens médicos participaram também do Encontro Regional da WHS. Durante a conferência, eles puderam entrar em contato com lideranças dos países participantes, incluindo ministros, diretores de instituições de ensino e diplomatas, para discutir aspectos da saúde global.

Os participantes da edição especial para países lusófonos do YPL. Foto: IAP

Sobre a experiência, o médico Luiz Fernando Ferraz relata: “Acredito que a participação no programa YPL foi extremamente relevante para a minha formação integral. O programa representou a oportunidade singular de dividir e compartilhar experiências com pessoas de diferentes países entendendo, assim, a relevância das variáveis sociais e culturais no desenvolvimento de liderança e na solução dos desafios que se propõem”.