paulo_hilario_nascimento_saldiva.jpgO Acadêmico Paulo Saldiva foi eleito novo membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM). Com um número restrito de 100 cadeiras para profissionais de medicina, a instituição cederá a cadeira número 98 para Saldiva. A cerimônia de posse do novo título deve acontecer em julho deste ano.

Saldiva se graduou em medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e tornou-se doutor em patologia pela mesma instituição. Ele é professor titular do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP e diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, além de clinicar no Hospital Universitário da instituição. Atualmente, Saldiva também conduz pesquisa relacionada à análise de material post mortem coletado em um sistema móvel em áreas endêmicas para estudos aprofundados de doenças como a microcefalia, por exemplo. Além disso, ele também estuda poluição do ar e doenças relacionadas ao ar.

Sobre o novo título, Saldiva ressalta que é uma grande oportunidade, como profissional de medicina, de participar de forma ativa de debates de relevância não só para a área, como também para a política de saúde brasileira como um todo. Para ele, é essencial aproveitar o espaço que terá como membro da ANM para fazer ouvir as demandas da classe médica e atuar de forma eficaz nessas políticas. “Os fóruns da Academia não funcionam apenas como um diagnóstico da situação da saúde no país, mas também como um tratamento para as dificuldades que o Brasil vem passando.”

Para Saldiva, seu intuito não é o de acumular nomeações, mas de atuar de forma que possa contribuir também para a feitura de cursos de medicina de qualidade no país. “Meu interesse de participação na Academia é de não apenas mais um título, mas sim de estar em um fórum para discutir o futuro da formação médica, como ensinaremos medicina daqui para frente, como teremos acesso aos benefícios da saúde para todos, e como modificar o currículo de modo recuperar a qualidade dos cursos. Esses são temas que caem como uma luva num órgão que tem um espaço grande para essas discussões.”