Os Acadêmicos Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho e Wanderley Guilherme dos Santos dividirão o espaço da Livraria Travessa na quarta-feira, 25 de abril, em Ipanema. Os pesquisadores estarão lá para o lançamento dos respectivos livros, Antinomias do Real e Difusão Parlamentar do Sistema Partidário. O evento acontecerá às 19h e é aberto para amigos, colegas de pesquisa e o público em geral.
lancamento_antinomias.png

Otavio Velho é cientista social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), mestre em antropolgia social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em sociologia pela Universidade de Manchester. Em sua nova publicação, Antinomias do Real, Velho reúne textos que analisam grupos sociais do campo, a antropologia política e da religião, pensamento social, ecologia e globalização, evidenciando as contradições e conflitos de diferentes temáticas, entre eles a ideia de ciência, modernidade, civilização e identidade.

Wanderley Guilherme dos Santos é graduado em filosofia pela UFRJ e doutor em Ciência Política pela Universidade de Stanford. No Difusão Parlamentar do Sistema Partidário, o pesquisador propõe uma análise do sistema partidário brasileiro, avaliando-o através do desempenho dos pequenos partidos. Na sinopse, do livro, ele afirma: “Estou firmemente convencido de que as propostas de reforma eleitoral em curso, ademais de não produzirem efeito relevante na cultura política do país, ao contrário da insustentável esperança de muitos, podem propiciar o aprisionamento da diversidade nacional em retrógrado cartel partidário. Enquanto incisivas e pormenorizadas investigações demonstrem o oposto, é o enraizamento desse cartel partidário que as pequenas legendas vêm impedindo, como efeito colateral da disputa em que se empenham.”

SERVIÇO

Lançamentos dos livros Antinomias do Real e Difusão Parlamentar do Sistema Partidário

Data: 25 de abril
Hora: 19h
Local: Livraria Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema