divulga-fiocruz_edit.jpgA divulgação científica tem crescido na última década no Brasil e em outros países da América Latina. Mas, o que é divulgação científica? Qual é a diferença entre divulgação, popularização da ciência e comunicação científica? Qual é a melhor forma de divulgar uma pesquisa? Para debater estas questões, a Fiocruz Brasília promove, entre os dias 12 e 14 de março, a primeira edição da Semana de Divulgação Científica. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 8 de março no link.
Com a atividade, pretende-se expor as diferentes formas de divulgação científica para a população, apresentar o diagnóstico da pesquisa e da prática na área, os desafios da ciência e seus impactos, apontar os caminhos futuros, além de destacar experiências de divulgação científica.
Rodas de conversa, oficinas e painel integram a programação. O pré-evento será na tarde do dia 12 de março, com oficina para profissionais de comunicação. Na manhã do dia 13, será realizada a abertura oficial e o painel Ciência para além dos muros: o papel, desafios e impactos da divulgação científica no Brasil. À tarde, haverá roda de conversa para estudantes universitários, pesquisadores e alunos da Escola Fiocruz de Governo (EFG). Os participantes poderão aprender sobre divulgação científica também na prática, com as oficinas para a criação de infográficos dinâmicos, no dia 14 de março, quarta-feira. Confira a programação completa.
O evento traz pesquisadores de destaque no cenário da divulgação científica, como Marcelo Knobel, Natália Pasternak, Simone Alves, Simone Pallone, Mayara Floss, Luis Amorim, Luisa Massarani, Daniela Klebis e Grasiela Sousa.
“Com o evento, buscamos conscientizar as pessoas sobre a importância da divulgação científica e seus impactos na sociedade, mostrando que ela precisa ultrapassar as barreiras, indo além dos muros das instituições, para assim se aproximar a sociedade”, afirmou Ana Carolina de Oliveira, uma das coordenadoras do evento. A atividade é realizada pela Comissão de Divulgação Científica da Fiocruz Brasília.
Palestrantes:
Marcelo Knobel
Reitor da Unicamp, editor chefe da Revista Ciência & Cultura da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e colaborador do Labjor/Unicamp e do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri/Unicamp)
Natália Pasternak
Diretora no Brasil do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science: um brinde à ciência, sócia fundadora do blog Café na Bancada e fundadora da iniciativa Cientistas Explicam, pesquisadora colaboradora no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e coordenadora científica dos Planetários de São Paulo
Simone Alves
Membro do Departamento de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Turismo da Universidade de São Paulo – USP
Simone Pallone
Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados da Unicamp – Labjor
Luís Amorim
Coordenador do Núcleo de Estudos de Divulgação Científica do Museu da Vida/ Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Luísa Massarani
Coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia e coordenadora do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, membro do Comitê Científico da Rede Internacional para Public Communication for Science and Technology (PCST)
Daniela Klebis
Editora do Jornal da Ciência da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC
Grasiela Sousa
Pesquisadora, documentarista, entrevistadora, editora e finalizadora de produtos audiovisuais, diagramadora e ilustradora