obt_edit.jpgAté o dia 15 de fevereiro, um comitê de especialistas recebe as inscrições de interessados a comandar a Coordenação-Geral de Observação da Terra (CGOBT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). Os requisitos para o cargo estão no edital de abertura da seleção, disponível aqui.
A convite do diretor do Inpe, o Acadêmico Ricardo Galvão, os seguintes especialistas compõem o comitê de busca: Paulo Artaxo (USP), Carlos Roberto de Souza Filho (Unicamp), Claudio Riccomini (USP), Dilce de Fátima Rossetti (Inpe) e Reinhardt Adolfo Fuck (UnB).
A área de Observação da Terra do Inpe envolve o conhecimento científico e tecnológico nos campos de sensoriamento remoto e geoprocessamento, levantamento de recursos naturais e monitoramento do meio ambiente, além de atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicações sobre satélites e processamento de imagens digitais.
O processo de seleção busca reconhecer, nas comunidades científica, tecnológica e empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o INPE e com as competências da CGOBT.
Poderão se candidatar para o cargo quaisquer cidadãos, brasileiros ou naturalizados, portadores de diploma de doutorado e que atendam aos seguintes requisitos básicos:

Notório conhecimento, competência e experiência profissional nas áreas de atuação da CGOBT;

Visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica;

experiência gerencial e administrativa envolvendo atividades de relacionamento com organizações de fomento, do Governo e entidades da sociedade em geral, bem como capacidade de trabalhar de forma articulada com as políticas públicas do MCTIC e do Governo Federal;

Liderança para motivar o corpo técnico e científico e os demais colaboradores da CGOBT;

capacidade de interagir com o setor produtivo para a contratação de projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação;

visão de futuro voltada para o crescimento científico e tecnológico da CGOBT;

entendimento e comprometimento com missão da CGOBT, disponível em: http://www.obt.inpe.br/OBT/acesso-a-informacao/institucional;
O processo de seleção é composto por análise dos currículos, documentos e propostas dos candidatos, exposição oral pública das propostas e entrevista individual perante o comitê de busca.