Entre os dias 14 e 16 de agosto, a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês) promoveu a reunião anual de seu Programa de Águas (Water Program), em Ottawa, no Canadá. O encontro contou com a participação de 21 países e a ABC foi representada pelo Acadêmico Carlos Eduardo de Matos Bicudo, do Instituto de Botânica de São Paulo, e pelo assessor técnico Marcos Cortesão.
aguas_800.jpg
Além de discussões sobre perspectivas de colaborações, foram feitas apresentações sobre as atividades desenvolvidas pelo grupo no último ano e sobre o livro “Challenges of Water Quality in the Americas”, que está em preparação e terá seus capítulos divididos por país. O Acadêmico Carlos Bicudo foi o responsável por comentar o andamento do capítulo brasileiro, que mobilizará os componentes do Grupo de Estudos de Recursos Hídricos da ABC, coordenado pelo também Acadêmico José Galizia Tundisi.
O assessor técnico Marcos Cortesão apresentou a proposta de uma sessão sobre Águas Urbanas nas Américas, a ser realizada no Fórum Mundial de Águas, que ocorrerá em Brasília, em 2018. A ideia é que o painel seja realizado pela ABC, em parceria com Ianas e o Programa Hidrológico Internacional da Unesco.
A reunião contou com um simpósio intitulado “Water Challenges and Solutions in the Americas”, em que representantes de diversos países apresentaram os desafios relacionados aos recursos hídricos no continente americano. Na ocasião, Carlos Bicudo discorreu sobre eutrofização.
Na ocasião, foi inaugurado o Instituto Global de Águas (Global Water Institute), que será conduzido pela Professora Banu Ormeci, ponto focal canadense no Programa de Águas da Rede Ianas.
aguas-grupao-800.jpg