A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação, vai premiar dois pesquisadores que tenham desenvolvido trabalho de grande relevância e reconhecimento internacional no campo de Tecnologia e Inovação. Um dos prêmios contempla a categoria de “pesquisadores eméritos”, pelo conjunto de sua obra e atuação profissional. O outro, da categoria “Jovem Pesquisador”, vai agraciar pesquisadores com até 35 anos de idade.
A premiação é voltada para as seguintes áreas: geociências, geomecânica e geoestatística; engenharia de minas e metalúrgica; ciência e engenharia de materiais; geofísica, hidrologia e clima; ecologia e conservação da natureza, inclusive tecnologias socioambientais; ciência da computação, automoção e robótica aplicadas à mineração; e, por fim, engenharia ferroviária, portuária e transportes transoceânico.
Os candidatos serão escolhidos por dirigentes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) após um processo interno de inscrição e seleção de candidaturas, e por sociedades científicas e entidades empresariais, que deverão tornar públicos os critérios de escolha. As inscrições vão até o dia 26 de setembro.
Ao vencedor da categoria “pesquisador emérito”, será concedido auxílio pela Vale no valor de R$ 100 mil, além de bolsa concedida pela Capes com equivalência à de pesquisador visitante do exterior (modalidade doutor sênior) ou bolsa mensal equivalente a estágio sênior no exterior. Já para o vencedor da categoria “jovem pesquisador”, será oferecido auxílio concedido pela Vale no valor de R$ 40 mil e bolsa Capes com equivalência à de pesquisador visitante do exterior (modalidade Pleno), dom duração de um ano.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail premiovalecapes@capes.gov.br. Para inscrições, acesse o formulário.