Está aberto o prazo para submissão de propostas de pesquisadores e instituições de projetos para a Parceria para Desenvolvimento Sustentável e Pesquisa, Ciência e Tecnologia (SATREPS, na sigla em inglês). O SATREPS é resultado da ação conjunta entre a Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST, na sigla em inglês) e a Agência de Cooperação Internacional do mesmo país (JICA, na sigla em inglês). O período de inscrições fica aberto até o dia 25 de setembro.
A cada ano, a JST, responsável pela seleção final, aprova um número limitado de propostas, que são integralmente financiadas pelo governo japonês durante seu período de execução. Exemplo de projeto proposto e aprovado é o “Field Museum” (Museu na Floresta), em execução já há alguns anos, oriundo da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Universidade de Quioto. Para mais informações, clique aqui.
O SATREPS concede prioridade a projetos que propõem soluções a questões globais sobre temas como: Meio Ambiente/Energia, Bio-recursos, Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais, Saúde e Água (saneamento). O objeto do projeto pode ser específico, mas o estudo deve ser generalizável o suficiente para que o conhecimento, a tecnologia e as práticas geradas no processo sejam aplicáveis a outros países e regiões.
A instituição proponente deve identificar contraparte acadêmica japonesa para realizar a parceria no desenvolvimento do projeto. A proposta deve detalhar, na ficha de inscrição, informações como duração prevista, custo estimado e quantitativos referentes a pessoal e equipamentos. Na condição de representante do Ministério das Relações Exteriores, compete à Divisão de Ciência e Tecnologia do Brasil receber, selecionar e encaminhar, ao lado japonês, as propostas submetidas. Os projetos devem ser enviados para o e-mail dctec@itamaraty.gov.br. Mais informações podem ser encontradas no site.