No dia 4 de junho, o programa de variedades da Globo “Domingão do Faustão” dedicou um quadro da programação para trazer dados e informações sobre o meio ambiente. A produção convidou o Acadêmico e presidente da Fundação de Amparo à pesquisa de São Paulo (Fapesp) José Goldemberg para falar sobre a situação do Brasil no cenário de preservação ambiental.
Goldemberg ressaltou que a temperatura média da Terra, que é de 15 ºC atualmente, deve subir para 17 ºC e a principal causa dessa variação tem sido o desmatamento da Amazônia, que aumentou, de 2015 para cá, em 29%. Apenas no intervalo entre 2015 e 2016, 300 km² de Mata Atlântica foram desmatados. “Se compararmos a Terra com os seres humanos, ela está ficando doente. Se a sua temperatura aumenta, é melhor que você vá ao médico, e é isso que está acontecendo com a Terra”, compara o físico.
Goldemberg lembrou ainda da importância de ações individuais como a coleta e separação corrretas do lixo, economia de água e energia e a troca da gasolina pelo álcool como combustível. “O etanol é mais barato, seu uso ajuda a reduzir a poluição atmosférica e prestigia uma solução desenvolvida no Brasil”, defendeu o Acadêmico, fazendo alusão ao fato de que o Brasil foi o primeiro país no mundo a usar o álcool como combustível para automóveis. O país é, atualmente, o segundo produtor de etanol do mundo, com uma produção de 28 bilhões de litros por ano, perdendo apenas para os Estados Unidos.
Confira aqui a reportagem completa.