sobradinho_2_edit_1.jpgUma boa oportunidade para mestrandos, doutorandos ou pós-doutorandos, que trabalham com a temática da água: foram prorrogadas, para até 15 de junho, as inscrições de candidatos ao Curso Internacional de Gestão Integrada de Recursos Hídricos. As aulas são gratuitas e serão realizadas nos dias 1º a 15 de setembro, no Instituto Internacional de Ecologia, em São Carlos (SP). Serão selecionados ao todo 80 estudantes, sendo 40 brasileiros e 40 estrangeiros. Eles contarão com apoio logístico completo, tais como passagens, hospedagem e transporte.
O curso tem o objetivo de promover uma preparação avançado em gestão integrada de recursos hídricos. Nesse sentido, os alunos terão uma visão sistêmica, articulada para a gestão com capacidade preditiva e foco na sinergia entre os componentes biogeofísicos, econômicos e sociais. O programa deverá dar ênfase também a impactos, gestão da água na agricultura, águas subterrâneas e controle de eutrofização, dando condições e ferramentas para a solução de problemas atuais da gestão da água a nível mundial.
Compõem a equipe de docentes do curso o Acadêmico José Galizia Tundisi; o pesquisador da Embrapa Silvio Crestana; a diretora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade (INCT-Acqua) e Acadêmica Virginia Ciminelli; o vice-diretor do Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas, Ricardo Hirata; a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Odete Rocha; o diretor internacional do Centro de Referência em Reuso de água, Ivanildo Hespanhol; o diretor do Watershed Studies (EUA), Walter Rast; o professor da Universidad Central de Venezuela Ernesto González; o diretor da regional europeia do Centro de Ecohidrologia, ligada à Unesco, Maciej Zalewski; o diretor de publicações da Academia Colombiana de Exatas, Física e Ciências Naturais, Gabriel Roldán; e a diretora da Divisão de Ciências da Água, Blanca Elena Jiménez Cisneros.
O curso é organizado pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE), com apoio institucional da Fapesp, do Programa Internacional de Hidrologia (IHP) da Unesco; do Acqua – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia; da Companhia de Águas e Esgoto de São Paulo (Sabesp) e da ABC. As aulas serão ministradas em inglês. Inscrições e outras informações em: http://iie.com.br/curso-internacional/