A Acadêmica Flavia Alcantara Gomes foi nomeada membro do conselho da Sociedade Internacional de Neuroquímica (ISN) pelo período de 2017 a 2021. Ela ocupará o cargo de tesoureira na equipe. Além dela, também foram nomeados para o conselho a americana Babete Fuss, o japonês Schuichi Koizumi, o australino Andrew J. Lawrence e o italiano Alessandro Prinetti.

A Sociedade Internacional de Neuroquímica é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1965. É a única organização internacional científica com foco na neuroquímica e objetiva reunir cientistas e físicos da área da neuroquímica, estudo celular e neurociência molecular, além de promover o desenvolvimento e educação de pesquisadores da área e divulgar informações sobre este ramo da ciência.

A indicação da Acadêmica Flavia Gomes para o cargo representa um grande avanço na ciência da América do Sul, já que esta é a primeira vez que um pesquisador sulamericano ocupa a posição. “Embora o desafio seja enorme, resolvi assumir, especialmente como uma oportunidade de divulgar uma imagem positiva do Brasil e da América do Sul, tão desgastados no cenário político e científico”, conta a cientista.