Dos dias 21 a 25 de novembro de 2016 aconteceu a 11ª reunião dos pontos focais do Programa de Águas da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), na cidade de Medellín, Colômbia. O evento reuniu representantes de 18 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Granada, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). A ABC foi representada pela acadêmica Virgínia Ciminelli.

Nos dois primeiros dias, os representantes das Academias de Ciências destes países discutiram uma agenda mais interna ao programa, sendo os outros três dias dedicados a um simpósio internacional, que contou com a participação de pesquisadores, gestores, representantes do governo e sociedade civil. Na primeira parte da reunião, os participantes discutiram a organização de uma terceira publicação que está sendo preparada pelo programa. Após o exitoso lançamento dos livros Diagnóstico de Águas nas Américas e Desafios para a Gestão de Águas Urbanas nas Américas, o programa agora trabalha no volume Qualidade de Águas nas Américas. No caso da ABC, o capítulo brasileiro será produzido pelo Grupo de Estudos sobre Recursos Hídricos no Brasil.

Representantes das Academias de Ciências das Américas se reúnem para discutir como assessorar governos e sociedades no esforço para se assegurar o acesso e o manejo sustentável da água e saneamento nas Américas.

Afora a discussão da estrutura geral do livro e dos capítulos, os pontos focais do programa também discutiram uma agenda de atividades a ser desenvolvida nos próximos anos, bem como a possível participação do grupo na reunião do 8º Forum Mundial de Águas, a ser realizado no Brasil em 2018. Na discussão realizada, os seguintes temas foram identificados como temas potenciais a serem trabalhados por IANAS: Água e Saúde; Eutrofização; Água e Mineração; Água e Mudanças Ambientais Globais; Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas; Tratamento de Águas Residuais; Pegada Hídrica e Conscientização Cidadã. Os acadêmicos José Galizia Tundisi e Virgínia Ciminelli ficaram, respectivamente, responsáveis por coordenar os temas Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas e Água e Mineração. Na medida do possível, outros integrantes do Grupo de Recursos Hídricos da ABC contribuirão em outros temas. Por fim, no tocante à participação de IANAS no Forum Mundial de Águas, será feito contato com os organizadores para se avaliar a possibilidade do programa de Águas de IANAS organizar uma ou duas sessões neste evento.

O simpósio da segunda parte da reunião foi realizado no âmbito de uma Feira Internacional de Águas, organizada pelo Centro de Ciência e Tecnologia de Antioquia (CTA). Contando com a participação dos especialistas em recursos hídricos de IANAS, de pesquisadores, gestores de recursos hídricos e representantes do governo e da sociedade civil colombiana, o simpósio debateu temas como “Governança e Uso Sustentável da Água”, “Impactos das Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos”, “Reuso e Monitoramento da Qualidade da Água”, “Setores Econômicos e os Usos Múltiplos da Água”, dentre outros. Na oportunidade, a acadêmica Virgínia Ciminelli proferiu uma conferência sobre “Recursos Minerais, Água e Desenvolvimento Regional: É Possível Integrá-los? “

Um aspecto relevante que merece destaque foi o peso e o comprometimento dos atores presentes com uma agenda que indica a necessidade de uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos. Em sua fala no evento, o Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, destacou a necessidade de se buscar estratégias para o fortalecimento da governança da água, a partir do intercâmbio de conhecimento e experiências que possibilitem a tomada de decisões para a gestão integrada dos recursos hídricos, a sustentabilidade hídrica, o fortalecimento intra e inter-institucional e a geração de uma cultura da água.