No dia 27 de outubro, foi realizada a segunda reunião do colegiado de coordenação do Projeto de Ciência para o Brasil. A iniciativa, criada pela Diretoria da ABC, mobiliza alguns dos melhores cientistas brasileiros em torno do desafio de elaborar um documento com propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país.
O Projeto de Ciência para o Brasil engloba 11 grupos de estudos: Atividades Espaciais, Cérebro, Cidades Sustentáveis-Inteligentes, Ciências Agrárias, Ciências Básicas: Formação e Avaliação, Ciências do Mar, Ecossistemas e Meio Ambiente, Energia, Igualdade e Inclusão, Novas Tecnologias para o Século XXI e Saúde.
Na reunião, os coordenadores temáticos fizeram uma breve explanação sobre o que será abordado em cada um dos grupos. Também foram levantados nomes de especialistas que potencialmente podem vir a contribuir com a produção dos textos temáticos.
Além disso, a discussão trouxe sugestões de temas novos, que surgiram a partir do processo de consulta realizado junto aos Acadêmicos. Alguns dos novos temas levantados foram Amazônia, Tecnologias Nucleares, Recursos Minerais (e hídricos), Meio Ambiente e Serviços Ecossistêmicos, Mudanças Ambientais Globais, Divulgação e Comunicação Científica, e Formação e Educação.
Os participantes da reunião também debateram sobre a metodologia a ser adotada na construção dos documentos de cada grupo temático e citaram a necessidade de os grupos identificarem áreas de interseção. Até o fim de março de 2017, os grupos devem promover as reuniões de trabalho, simpósios temáticos e entrgar os documentos, que serão trabalhados a partir de abril e apresentados na Reunião Magna da ABC, em maio.
Participaram da reunião Jerson Lima, Belita Koiller, Luiz Drude, Edmo Campos, Ricardo Galvão, Valder Steffen Junior, José Roberto Boisson, Ricardo Gazzinelli, Jorge Moll Neto, Patrícia Bozza, Sérgio Pena, Paulo Artaxo, Edson Watanabe e Beatriz Garcia (representando Ricardo Paes de Barros).