Jean-Christophe Yoccoz, ao lado de Yacov Sinai, Marcelo Viana e Jacob Palis, em 2005
Jean-Christophe Yoccoz, ao lado de Yacov Sinai, Marcelo Viana e Jacob Palis, em 2005

Faleceu, no dia 3 de setembro, o matemático francês Jean-Christophe Yoccoz, aos 59 anos. Yoccoz era membro correspondente da Academia Brasileira de Ciências desde 1995, um ano após ter recebido a Medalha Fields, considerado o Prêmio Nobel da matemática, por seus trabalhos na área de sistemas dinâmicos.

Nascido em Paris em 29 de maio de 1957, Yoccoz foi aprovado em primeiro lugar na avaliação da Escola Normal Superior e para a Escola Politécnica de Paris em 1975. Em 1977, ficou em primeiro lugar também no Agrégation de Mathématiques, concurso que recruta professores para ensinarem em escolas e universidades.

Em 1981, veio ao Brasil em um programa alternativo das forças armadas francesas, que enviava professores para ensinarem e pesquisarem em outros países. Um dos motivos que trouxeram o matemático às terras brasileiras foi a amizade com Jacob Palis, iniciada em 1979 e que duraria até o fim de sua vida. “O orientador de doutorado do Yoccoz foi o Michael Herman e, quando eu fui à França em 1979, ele viu o título da minha palestra e disse que tinha um aluno estudando um tema parecido”, relembra Palis. “Depois, Jean-Christophe veio ao Brasil em 1981 e pediu uma extensão para ficar aqui por dois anos.”

A vinda de Yoccoz coincidiu com a inauguração da sede própria do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Horto Florestal, localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, onde o pesquisador francês colaborou com vários matemáticos brasileiros em sua área, sistemas dinâmicos, a mesma de Jacob Palis. Da parceria dos dois cientistas, saíram muitas obras importantes, entre elas “Non-uniformly hyperbolic horseshoes arising from bifurcations of Poincaré heteroclinic cycles” publicação com mais de duzentas páginas feita pela revista “Publications mathématiques” do Instituto de Altos Estudos Científicos (IHES) da França, em 2009, mesmo ano em que participou do Colóquio de Matemática e Física do ano da França no Brasil, realizado pela ABC.

Era membro da Academia de Ciências da França e professor do Collège de France, umas das mais prestigiosas instituições científicas do país.

Jean-Christophe Yoccoz deixa a saudade dos amigos e a admiração dos que trabalharam com ele. Ao NABC, Jacob Palis disse que, mais do que um grande colaborador científico e um amigo, sente como se tivesse perdido um irmão.