No próximo dia 29 de junho (quarta-feira), a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) promove mais uma edição do programa Strategic Workshops, que terá como tema “Terras Raras: Cenário Brasileiro, Pesquisa Básica e Oportunidades”.
As terras raras compreendem 17 elementos químicos da tabela periódica, incluindo o escândio, o ítrio e os 15 elementos da série dos lantanídeos, que ganham cada vez mais destaque nas evoluções tecnológicas por suas características eletrônicas, magnéticas, ópticas e catalíticas.
A abertura do evento contará com as presenças do pró-reitor de Pesquisa da Universidade, o Acadêmico José Eduardo Krieger; do diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), também Acadêmico, Paulo Saldiva; e do presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Marcos Buckeridge.
Os debates serão divididos em três blocos: Cenário Brasileiro: da extração à pesquisa básica e inovação de compostos de Terras Raras; Ciência Básica: síntese e propriedades; e Ciência Aplicada, com a participação de pesquisadores da Universidade e de outras instituições.
O evento tem a coordenação da professora do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Rogéria Rocha Gonçalves, e do professor do Instituto de Química da Unesp, Sidney José Lima Ribeiro.
O workshop acontece das 9h30 às 18h, na Agência USP de Inovação (Avenida Torres de Oliveira, 76, no Jaguaré, em São Paulo). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sedini@usp.br. Haverá transmissão online pelo site da IPTV.
Os Strategic Workshops foram criados com o objetivo de incentivar a organização da pesquisa na USP em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.
Este será o quinto workshop promovido neste ano. Os anteriores tiveram como temas nanotecnologia, governança, aquicultura e legislação da ética em pesquisa. Mais informações podem ser obtidas no site da Pró-Reitoria.